Buscar no Cruzeiro

Buscar

Stock Car

Com sorocabano Átila Abreu, Stock Car começa neste final de semana

Temporada atrasou por conta da pandemia; veja principais mudanças

23 de Abril de 2021 às 14:23
Cruzeiro do Sul [email protected]
Átila Abreu, Joselmo Barcik e Galid Osman, da Pole Motorsport
Átila Abreu, Joselmo Barcik e Galid Osman, da Pole Motorsport (Crédito: JOSÉ MARIO DIAS)

O piloto sorocabano Átila Abreu estreará na temporada 2021 neste domingo, em Goiânia (GO), na primeira etapa da Stock Car, quase um mês após o início previsto da competição, adiada por conta da pandemia do coronavírus. A novidade é que ele e seu companheiro Galid Osman, ainda defendendo as cores da Shell, trabalharão com a novata Pole Motorsports.


A etapa ocorrerá no Autódromo Internacional Ayrton Senna no domingo (25), a partir das 15h, com transmissão da Band, do Sportv e do canal da categoria no YouTube. Neste sábado, às 15h05, haverá a prova de classificação. A Stock Light, com oito etapas, também acontecerá a partir do final de semana.

Pole Motorsports

Após deixar a desejar na Crown Racing em 2020, quando acabou na 15ª colocação geral, Átila Abreu defenderá a Pole Motorsport, escuderia que ele e o engenheiro Joselmo Barcik, o "Polenta", fundaram. Seu companheiro seguirá sendo Galid Osman.


Polenta tem mais de 20 anos de experiência na principal categoria do esporte a motor do Brasil, tendo desempenhado todas as funções dentro de um time na categoria. Já participou de 12 conquistas de títulos, trabalhando com grandes campeões, como Ingo Hoffmann, Giuliano Losacco, Cacá Bueno, Ricardo Maurício, Max Wilson e Daniel Serra.


Novidades no formato


A maior novidade é a adoção do formato “nonstop” entre as duas baterias de cada uma das 12 etapas - serão dez encontros durante o ano, dois deles com etapas duplas. Na volta de desaceleração após a corrida de 25 minutos, os carros se reordenam para a inversão das dez posições do grid e imediatamente largam para a bateria de 20 minutos.


Além dessa novidade, ainda haverá a distribuição de dois pontos para quem garantir a pole position, apenas um pit stop (na corrida 1), descarte de quatros resultados, entre outros pontos.


Pilotos


Além de Átila Abreu e Galid Osman, há outros nomes de peso nesta temporada, como o do ex-piloto de F1 Felipe Massa, o campeão da Indy Tony Kanaan, que correrá ao lado de Rubens Barrichello, Nelson Piquet Jr., Thiago Camilo, Cacá Bueno, entre outros.


Confira as datas e as sedes propostas para receberem a temporada, que podem sofrer modificações por conta da pandemia:


25/04/2021 – Goiânia (GO)
16/05/2021 – Interlagos (SP)
20/06/2021 – Goiânia (GO)
11/07/2021 – Cascavel (PR)
15/08/2021 – Curitiba (PR)
19/09/2021 – Santa Cruz do Sul (RS)
24/10/2021 – Velocittà (SP)
21/11/2021 – Goiânia (GO)
12/12/2021 – A definir