Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nos pênaltis, Palmeiras perde do Al Ahly e termina Mundial em quarto lugar

11 de Fevereiro de 2021 às 14:15
Marina Bufon [email protected]

Felipe Melo foi titular no jogo e foi um dos palmeirenses que perdeu a cobrança nas penalidades. Crédito da foto: Cesar Greco/Palmeiras.

Para um campeão da Libertadores, o Palmeiras deixou a desejar no Mundial de Clubes da Fifa, no Catar. Disputando o terceiro lugar nesta quinta, às 12h, diante do Al Ahly, do Egito, a equipe comandada por Abel Ferreira não balançou as redes novamente e, nos pênaltis, acabou na quarta colocação no Estádio Cidade da Educação, em Doha, no Catar.

No tempo normal, o resultado foi um empate por 0 a 0, com melhor primeiro tempo dos egípcios e melhor segunda etapa para os paulistas, ainda que tenha havido um gol anulado para o Al Ahly. Com isso, a decisão do terceiro lugar foi para os pênaltis. Rony, Luiz Adriano e Felipe Melo perderam suas cobranças.

Apesar de todas as particularidades da temporada 2020, com pandemia de coronavírus, desfalques e muitos jogos em pouco tempo, esta foi a pior participação de um time sul-americano no Mundial de Clubes, desde 2000.

Para aqueles que achavam que a partida não valia nada, aqui os números: o terceiro colocado levará para seus cofres o valor de R$ 13,4 milhões, enquanto o quarto desembolsa R$ 10,75 milhões. O Palmeiras viajará apenas nesta sexta para o Brasil, no período da manhã (horário local).

O próximo compromisso do Alviverde será no domingo, às 18h15, diante do Fortaleza, no Allianz Parque, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo

O Al-Ahly começou mais intenso na partida, abusando dos lançamentos para a área, obrigando chutões da zaga e tranquilas intervenções de Weverton. Apesar de o Palmeiras tentar criar algumas (poucas) oportunidades, foi dos egípcios a primeira chance clara.

Após falha de Felipe Melo na entrada da área, El Soleya dribla o jogador e finaliza cruzado, mas Bwalya não conseguiu chegar a tempo para marcar. A primeira finalização do Palmeiras veio aos 32 minutos, com Rony - antes, ele havia chutado de bicicleta, mas nas mãos de El Shenawy.

Aos 38 , Viña partiu pela esquerda e cruzou na medida para Rony, que finalizou de cabeça. O goleiro realizou boa defesa e mandou para escanteio. Na cobrança, nova internveção de El Shenawy.

Na segunda etapa, o Verdão iniciou buscando mais o jogo, com algumas investidas, como de Rony e de Patrick de Paula, antes dos dez minutos. Aos 21, Ajayi pegou rebote após defesa de Weverton no voleio de El Soleya, mas a arbitragem marcou impedimento. Por conta disso, a disputa foi para os pênaltis.

Penalidades

Sem prorrogação, a disputa do terceiro lugar foi para os pênaltis. Ibrahim fez o primeiro para os egípcios e, na sequência, melhor do jogo pelo lado palmeirense, Rony parou no goleiro após bater muito mal. Graças a Weverton, tudo ficou igual após defesa da cobrança de El Soleya. Luiz Adriano, porém, mandou para fora, e Mohsem bateu na trave.

Scarpa converteu e, por fim, deixou tudo igual nas cobranças. Hany, Gustavo Gómez, Ajayi converteram, mas Felipe Melo teve chute defendido pelo goleiro. Com isso, o Al Ahly conquistou o terceiro lugar do Mundial de Clubes, enquanto o Palmeiras terminou sua participação, sem marcar gols, em quarto.

FICHA TÉCNICA

AL AHLY 0 (3) x (2) 0 PALMEIRAS

Motivo: disputa do 3º lugar do Mundial de Clubes da Fifa

Local: Estádio Cidade da Educação, em Doha, no Catar

Data e Horário: 11 de fevereiro de 2021, às 12h

AL AHLY: El Shenawy; Hany, Benoun, Ayman, Yasser; El Soulia, Hamdy, Akram (Dieng), Afsha (Sherif); Taher (M. Mohsen), Bwalya (Ajayi). Técnico: Pitso Mosimane.

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez, Viña; Felipe Melo, Patrick de Paula (Danilo), Raphael Veiga (Gabriel Menino); Willian (Gustavo Scarpa), Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.