Buscar no Cruzeiro

Buscar

Movimente-se sem riscos

12 de Maio de 2020 às 00:01

Movimente-se sem riscos Fora da lista de serviços essenciais até ontem, academias estavam proibidas de funcionar. Crédito da foto: Pixabay

Com o distanciamento social em função da pandemia do novo coronavírus, a prática de atividades físicas em ambientes públicos estava proibida até ontem. Por não fazerem parte da lista de atividades essenciais, as academias não podiam funcionar desde o início da quarentena. Na noite desta segunda-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em uma publicação extra do Diário Oficial, alterou essa determinação. No entanto, as novas regras ainda causam dúvidas.

Para esclarecer dúvidas de como realizar exercícios físicos em casa com segurança, a reportagem do jornal Cruzeiro do Sul conversou com o educador físico Ivan Luiz Assumpção, que é chefe de seção de competições esportivas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Sorocaba (Semes). O bate-papo foi veiculado ao vivo no Instagram do jornal (@jornalcruzeiro) na noite de ontem.

Um dos assuntos mais abordados por pessoas que praticam atividades físicas é sobre as consequências da suspensão dos exercícios para o organismo. “Acredito que o mais grave, nesse momento, é a baixa imunológica. Existe o ganho de peso, por não ter o equilíbrio de consumo e gasto calórico. E o problema psicológico, pessoas acabam entrando em depressão”, explicou .

Porém, Assumpção lembra que é importante a realização de atividades que não sejam de alta intensidade. “Nesse momento, os exercícios de alta intensidade, os exercícios que provocam um desgaste maior, não são indicados. Você está com a imunidade em cheque, então não é legal exceder. O excesso de atividades (físicas) também é prejudicial”, revelou.

A falta da prática de exercícios físicos também atinge as pessoas da terceira idade. “O grande risco é a perda de massa magra -- a massa muscular e massa óssea. (A perda) Pode acarretar em quedas dentro da própria casa. Por causa da osteoporese, a pessoa pode ter algum (outro) problema”, analisou Ivan.

Dentro de casa, o treinos podem ser adaptados para que todos sigam com as suas rotinas de exercícios. Aqueles que residem em locais com um quintal, podem realizar as atividades cardiorespiratórios, como pequenas corridas ou caminhadas. Porém, quem mora em apartamento ou local de menor espaço também pode treinar.

“Existem alguns exercícios que não precisam de tanto espaço, você pode fazer sem deslocamentos, como: polichinelo, burpee, escaladas. São exercícios que acionam bastante o sistema cardiorespirátorio e dá para fazer, mantendo o seu treinamento de cardio e aquilo que você conquistou”, contou o educador físico.

Para os praticantes de musculação, a criatividade pode ajudar para seguir com os treinamentos. Os exercícios de resistência podem ser adaptados com galões de água, embalagens de alimentos, cadeira, um cabo de vassoura e até um toalha. Para praticar a atividade com segurança, a Semes realiza atividades online, ao vivo.

“A Secretaria de Esportes, através da Ades (Agência de Desenvolvimento Econômico Social), tem desenvolvido vídeo-aulas gratuitas através de suas redes sociais, o Facebook. De segunda a sábado, das 8h às 9h, essas aulas são colocadas à disposição da população. De segunda, quarta, sexta e sábado, na página da Ades, e de terça e quinta, na página da Semes”, anunciou.

Competições municipais

Todas as competições esportivas de Sorocaba estão paralisadas desde o dia 16 de março. O 61º Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão, e os campeonatos varzeanos que estavam em andamento ainda não têm data definida para um possível retorno.

“Estamos trabalhando todos os dias, com todas as possibilidades. Tanto dos campeonatos que pararam e os que ainda estão por vir. Para o Campeonato Veterano e o Baltazar, as equipes já haviam feito inscrições e passado por processo de sorteio dos grupos. Então, precisamos ter cautela para tomar decisões”, explicou.

Segundo Ivan, a secretaria está em conversa constante com os representantes das equipes sorocabanas para que a melhor decisão seja tomada. “Estamos fazendo isso em conjunto. Estamos sempre abertos a conversar com as equipes e dirigentes, mas tudo vai depender das datas que conseguiremos encaminhar”, finalizou. (Zeca Cardoso)