Buscar no Cruzeiro

Buscar

Morre projetista do Fórmula 1 brasileiro

26 de Abril de 2020 às 00:01

Morre projetista do Fórmula 1 brasileiro Copersucar FD-03, de 1976: uma das obras de Ricardo Divila na maior categoria do automobilismo. Crédito da foto: Valéria Gonçalvez / Estadão Conteúdo

O engenheiro Ricardo Divila, responsável pelo projeto do primeiro carro da Copersucar, única escuderia brasileira na história da Fórmula 1, morreu na madrugada de ontem, aos 74 anos, na França, país onde vivia.

Divila havia sofrido um acidente vascular cerebral recentemente e chegou a ser internado. Ele também vinha batalhando contra um câncer no pâncreas. David Luff, que foi chefe de mecânicos da equipe brasileira na Fórmula 1, foi quem confirmou a morte. Divila não tinha filhos e deixa a sua esposa Krystina.

Nascido em São Paulo e formado em engenharia astronáutica, Ricardo Divila era considerado uma das mentes mais brilhantes do automobilismo mundial. O engenheiro aceitou o convite de Wilson Fittipaldi e foi responsável por conceber os carros da primeira e única equipe brasileira da Fórmula 1, que competiu entre 1975 e 1982.

Além dos irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi, os brasileiros Alex Dias Ribeiro e Ingo Hoffmann também pilotaram carros projetados por Divila na F1. (Estadão Conteúdo)