Esporte

Márquez vence corrida no Japão e conquista pentacampeonato da MotoGP

Prova foi disputada na madrugada deste domingo, em Motegi, no Japão
Marc Márquez venceu se tornou pentacampeão da categoria. Crédito da foto: AFP

, após prova disputada na madrugada deste domingo, em Motegi, no Japão. Apesar de largar apenas na sexta posição, o piloto da Honda ocupava o segundo lugar a duas voltas do fim, quando o italiano Andrea Dovizioso, da Ducati, sofreu um queda e ofereceu a vitória ao espanhol.

Foi o oitavo triunfo de Márquez em 15 corridas disputadas nesta temporada – o calendário prevê mais três. O desempenho dominante rendeu 296 pontos ao espanhol, contra 194 de Dovizioso, que fez a pole position em Motegi e terminou a prova japonesa na 18ª posição. O britânico Cal Crutchlow, da LCR Honda, e o espanhol Álex Rins, da Suzuki, completaram o pódio, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Contando categorias inferiores à MotoGP, esse foi o sétimo título mundial de Márquez. “O objetivo e a mentalidade de qualquer esportista é não encontrar limites. Para isso que trabalho o ano inteiro, dá mais motivação para alcançar o recorde seguinte. Como qualquer competidor, quanto mais ganho, mais quero ganhar”, afirmou o espanhol de 25 anos depois da vitória em Motegi.

Leia mais  Brasileirão tem mais três jogos neste domingo (17)

Márquez já tinha conquistado os títulos da MotoGP nas temporadas de 2013, 2014, 2016 e 2017. O pentacampeão, porém, disse que ainda não se vê como o maior motociclista da história: “(Giacomo) Agostini, (Ángel) Nieto e (Valentino) Rossi são os maiores, são os que têm mais títulos”.

Somando todas as categorias, Agostini terminou a carreira com 15 títulos, Nieto com 13 e Rossi, ainda em atividade, soma nove. O italiano de 39 anos, representante da Yamaha, está em terceiro lugar no Mundial de 2018, ano em que não conquistou nenhuma vitória ainda. O veterano, hexacampeão da MotoGP, ganhou o título pela última vez em 2009.

A próxima etapa do calendário da categoria será disputada na Austrália, no circuito localizado na Ilha Phillip, daqui uma semana. Uma corrida na Malásia, em Sepang, e uma na Espanha, em Valência, ainda estão previstas nesta temporada. (Estadão Conteúdo)

 

Comentários