Luta de braço e alma
O técnico Ronaldo Sampaio ficou internado por oito dias na Santa Casa de Piedade. Crédito da foto: Arquivo Pessoal
O Ministério da Saúde aponta que o número de curados do novo coronavírus no Brasil chegou a 27.655 pacientes no território nacional. Em Piedade, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o técnico de luta de braço e produtor rural Ronaldo Sampaio, de 36 anos, integra as estatísticas dos 52% de infectados que conseguiram superar o Covid-19.
O esportista ainda se recupera do período de internação em sua casa e contou sobre a experiência de recuperação. Ele acredita que tenha contraído a Covid-19 durante uma de suas viagens à capital paulista. “A minha certeza é que eu contraí o vírus no Ceagesp em São Paulo. A cidade está com muitos casos. Muitos amigos meus também ficaram doentes. No fundo, a gente não quer pensar na possibilidade de estar com o vírus”, afirmou.
Sem pertencer a nenhum grupo de risco, ou apresentar comorbidades, Sampaio sentiu os primeiros sintomas em 3 de abril -- quando procurou atendimento médico, mas foi orientado a retornar para sua casa. Cinco dias depois, com febre contínua, dor de garganta, falta de apetite, cansaço e falta de ar, o técnico de luta de braço precisou ser internado na Santa Casa de Piedade, onde permaneceu por oito dias, até sua alta médica.
“Nós primeiros dias em que fiquei internado, eu achava que não resistiria, tamanha a fraqueza que eu sentia”, relembra. “Eu não conseguia me levantar da cama, não consegui me alimentar por quase três dias, meu corpo estava muito fraco”, relata. Em seu período de internação, o técnico viu os sintomas se agravarem, mas por sorte não precisou ser levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ronaldo ficou isolado em um quarto da Santa Casa sem receber visitas. Questionado sobre o que o fazia acreditar em sua recuperação, Sampaio disparou: “Durante esse período o que eu mais sentia falta era da minha família, que foi o alicerce para que eu me recuperasse. Você não imagina o que é sair do hospital e não poder abraçar sua esposa e seus filhos, mas eu sabia que o mais difícil já havia passado”, comemorou o pai de dois meninos, de 16 e 11 anos.
Todos os moradores da casa precisaram permanecer de quarentena. Uma das crianças chegou a apresentar sintomas; contudo, não precisou ser internado. Depois do susto, Ronaldo Sampaio espera, em breve, poder retornar as suas atividades -- seja na lavoura, ou nos treinos de luta de braço. Além disso, tem por meta se dedicar mais à família. “Foi ela quem não me abandonou em momento algum. Minha relação com a vida mudou demais, minhas prioridades mudaram”, finalizou.
De acordo com a Prefeitura de Piedade, a cidade tinha 16 casos confirmados de Covid-19 na última sexta-feira, dos quais nove estão recuperados. O município ainda aguarda os resultados laboratoriais de quatro casos suspeitos.
Prevenção
Dentro das principais indicações para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus, estão ações de higiene como lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel 70%. O técnico sabe que essas medidas podem salvar vidas e as apoia.
“Temos de nos cuidar, usar máscaras corretamente e principalmente cuidar da higiene sempre lavando as mãos e evitando aglomerações”, finalizou o esportista. (Wesley Gonsalves)