Buscar no Cruzeiro

Buscar

Liga Sorocabana de Basquete foca em suas categorias de base

30 de Outubro de 2019 às 00:01

LSB foca em suas categorias de base A equipe conta com escolinha e times em três categorias menores. Crédito da foto: Marina Gouvêa / Divulgação

A Liga Sorocabana de Basquete (LSB) já tem a receita para voltar a disputar o grande campeonato nacional da modalidade, o Novo Basquete Brasil (NBB). O caminho está nas categorias de base. Com times no Sub-12, Sub-13 e Sub-15, a intenção é formar atletas em casa para voltar a figurar nos principais torneios do País.

“A nossa base é o nosso futuro. Se nós perdermos a nossa base, nós perdemos o nosso futuro. A base é o que vai fazer a LSB ser forte lá em cima (no time profissional). Fazendo isso, vamos criar uma categoria forte não só pelo futuro do nosso clube, mas pelo futuro do basquete brasileiro”, acredita o técnico da base, Lucas Evangelista.

A Liga Sorocabana conta com o projeto “Arremesso para o Amanhã”, voltado para crianças entre 7 e 16 anos que querem aprender os fundamentos do esporte. Cerca de 40 jovens participam da atividade. Nos times competitivos da base, são outros 45 atletas mirins. A seleção dos futuros jogadores é feita por intermédio das tradicionais “peneiras”.

“Nossos técnicos olham para os garotos e vêem: esse consegue entrar direto nos times da base; aquele precisa passar ainda pela escolinha. Temos de ter esse olhar para fazermos essas escolhas. Se quisermos formar uma equipe de base forte, precisamos formar meninos fortes, que queiram virar atletas”, explicou Lucas.

E a formação não é apenas dos atletas. O próprio treinador das categorias de base está sendo formado em casa. Lucas Evangelista, o Fumaça, atuou até o início do ano no time adulto da LSB, como ala/armador. Mas, devido a uma série de lesões, encerrou a carreira precocemente, aos 24 anos. Após um convite de Rinaldo Rodrigues, presidente do clube, iniciou a carreira no staff da equipe sorocabana.

“Eu estudo muito com ele (Rinaldo). Tem dia que a gente vai dormir às 3h porque estamos passando jogadas um para o outro. Aqui eu aprendi muita coisas que não aprendi em Franca, onde fiz a minha base. Primeiro eu vou aprender na base para depois ter acesso ao (time) adulto. Eu gosto de estar aqui, gosto de estar trabalhando aqui”, confidenciou Fumaça.

Na equipe adulta, a LSB se prepara para a última competição do ano. Após participar do Campeonato Brasileiro de Clubes, organizado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), e do Campeonato Paulista da Primeira Divisão, as atenções dos sorocabanos estão voltadas para o Jogos Abertos do Interior, que serão disputados em novembro, na cidade de Marília. (Zeca Cardoso)