Buscar no Cruzeiro

Buscar

Liga de Basquete adia volta do feminino mais uma vez

15 de Maio de 2020 às 00:01

Liga de Basquete adia volta do feminino mais uma vez Equipe sorocabana Pró-Esporte disputou apenas uma partida pela LBF em 2020. Crédito da foto: Fábio Leoni / LBF

Em reunião por videoconferência realizada na terça-feira (12), representantes da Liga de Basquete Feminino (LBF) e membros das equipes participantes -- que inclui o time sorocabano da Pró-Esporte -- discutiram o futuro do torneio.

Por conta da situação em que se encontra o País, a decisão é manter a paralisação até, pelo menos, o dia 20 de junho. Uma nova reunião foi agendada para a próxima semana, com o objetivo de analisar o avanço da crise.

Com o aumento significativo de casos de Covid-19, além da enorme incerteza acerca da reabertura das atividades nos Estados, o retorno aos treinamentos nos clubes, que era previsto para o início de junho, pode ser novamente adiado.

Oito equipes participam da competição, que tinha a previsão de ser concluída no mês de agosto. Até o momento, apenas três partidas foram realizadas pela LBF. Entre elas, a derrota da Pró-Esporte, por 98 a 85, para Campinas, no dia 12 de março.

“Como ainda temos de dois a três meses para chegar ao final, nós estamos, juntamente com os clubes, tentando a melhor forma possível para ver se temos condições de terminar a temporada 2020”, analisou o presidente em exercício da LBF, Valter Ferreira.

O dirigente da entidade garantiu que a competição não adiantará nenhum processo para a retomada dos jogos, já que a saúde de atletas, das comissões técnicas e de todos os envolvidos é a prioridade no momento.

“Vamos aguardar mais um pouco. Enquanto nós tivermos a possibilidade de ir estendendo e fazer a Liga com segurança, nós vamos fazer. Senão, vamos paralisar. Mas ainda não é hora dessa cartada final”, afirmou Ferreira.

Na LBF, quatro Estados estão envolvidos na competição. São Paulo -- com cinco equipes --, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Maranhão -- com um time cada. A situação é distinta em cada um desses Estados, o que necessita uma análise ainda mais criteriosa para o retorno.

Competições estaduais

Diante da incerteza sobre o retorno da LBF, a Pró-Esporte confirmou a participação em duas competições estaduais: a Copa São Paulo e o Campeonato Paulista. Porém, esses torneios ainda não têm data prevista para começar.

Enquanto as atividades não retornam, as atletas estão liberadas para ficar com seus familiares. No entanto, seguem uma cartilha de treinamentos que são passados semanalmente pelo preparador físico e auxiliar técnico Plínio Bortoleto Neto.

“Direcionamos um trabalho adaptado de manutenção do condicionamento físico para executarem dentro de suas casas. Sabemos que atividades físicas com alta intensidade podem gerar perda de imunidade e, no momento atual, não é isso que desejamos”, explicou o preparador físico.

A intenção da preparação física é garantir que as atletas permaneçam em atividade, já que ajudará muito na recuperação do condicionamento quando os treinamentos coletivos -- e, por consequência, as competições -- forem retomados.

“Quando voltarmos com as atividades na Pró-Esporte, queremos contar com elas (as atletas) ativas, trazendo de casa uma rotina parecida com a que elas tinham aqui, evitando possíveis lesões no retorno das competições e mantendo o foco”, analisou o preparador. (Zeca Cardoso)