Lewis Hamilton vence GP da China da F1 e assume liderança do campeonato
Hamilton venceu a 1000ª corrida da história Fórmula 1, cruzando a linha de chegada à frente do companheiro de Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas. Crédito da foto: AFP.
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu neste domingo o Grande Prêmio da China de Fórmula 1, disputado no circuito de Xangai, uma segunda vitória consecutiva que dá ao atual campeão do mundo a liderança do campeonato mundial de pilotos.
Hamilton venceu a 1000ª corrida da história Fórmula 1, cruzando a linha de chegada à frente do companheiro de Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas, que largou da pole position, realizando a terceira dobradinha da escuderia inglesa no mesmo número de provas nesta temporada.
O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, completou o pódio, seguido do holandês Max Verstappen (Red Bull) e do monegasco Charles Leclerc (Ferrari). Além de ver a rival Mercedes conquistar mais uma vitória, a Ferrari também viveu uma polêmica em Xangai, após Leclerc ser obrigado a deixar Vettel passar na 11ª volta da prova por ordens da equipe. O monegasco havia ultrapassado o veterano alemão na largada.
Leclerc não escondeu a frustração ao ter que permanecer na pista antes da primeira troca de pneus, perdendo assim o quarto lugar para Verstappen. Completaram o TOP 10 da prova e, consequentemente, pontuaram Pierre Gasly (RBR), Daniel Ricciardo (Renault), Sergio Pérez (Racing Point), Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) e Alexander Albon (STR).
Completaram o TOP 10 da prova e, consequentemente, pontuaram Pierre Gasly (RBR), Daniel Ricciardo (Renault), Sergio Pérez (Racing Point), Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) e Alexander Albon (STR). (AFP)
- Classificação do GP da China de F1:
1. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) - percorreu 305,066 km em 1 h 32:06.350
2. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) a 6.552
3. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) a 13.744
4. Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda) a 27.627
5. Charles Leclerc (MON/Ferrari) a 31.276
6. Pierre Gasly (FRA/Red Bull-Honda) a 1:09.307
7. Daniel Ricciardo (AUS/Renault) a 1 volta
8. Sergio Pérez (MEX/Racing Point-Mercedes) a 1 volta
9. Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo Racing-Ferrari) a 1 volta
10. Alexander Albon (THA/Toro Rosso-Honda) a 1 volta
11. Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari) a 1 volta
12. Lance Stroll (CAN/Racing Point-Mercedes) a 1 volta
13. Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari) a 1 volta
14. Carlos Sainz Jr (ESP/McLaren-Renault) a 1 volta
15. Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo Racing-Ferrari) a 1 volta
16. George Russell (GBR/Williams-Mercedes) a 2 voltas
17. Robert Kubica (POL/Williams-Mercedes) a 2 voltas
18. Lando Norris (GBR/McLaren-Renault) a 6 voltas