Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jogadores da base se destacam no Nacional

27 de Setembro de 2020 às 00:01

Jogadores da base se destacam no Nacional Ricardinho, Pedrinho e Leozinho: três das revelações sorocabanas. Crédito da foto: Divulgação / Magnus

O Magnus Futsal está invicto na Liga Nacional de Futsal (LNF). Além da liderança no Grupo A, com 18 pontos, e o melhor ataque da competição, outro ponto em destaque na equipe é a presença decisiva de jogadores vindos das categorias base do clube sorocabano.

Dos 26 gols anotados pelo time sorocabano, 14 foram marcados por atletas que fizeram parte do elenco Sub-20. O projeto da categoria com jogadores de até 20 anos começou no ano de 2017.

Naquela temporada, o time realizou uma peneira com mais de mil inscritos. Na ocasião, uma das vagas ficou com o ala Leozinho, eleito este ano o melhor jogador jovem do mundo no prêmio Futsal Planet, que tem chancela Fifa.

“É motivo de muito orgulho ver o resultado que nós garimpamos e trabalhamos desde 2017. Eles ainda estão em processo de maturação, têm muito o que melhorar e evoluir, mas o resultado em quadra é este”, analisou o técnico Ricardinho.

Na temporada de estreia das categorias de base, o time ficou com o vice-campeonato no Campeonato Paulista e Metropolitano. No ano seguinte, ampliando ainda mais a estrutura para os jovens atletas, o clube fez uma campanha invicta.

Ao todo foram disputados 37 jogos, conquistando 32 vitórias e 5 empates, podendo celebrar os títulos da Copa São Paulo e do Campeonato Paulista, além de acabar com uma longa hegemonia do Corinthians.

Faziam parte daquele elenco os pivôs Israel e Alisson, o ala Ricardinho, o fixo Lucas Gomes e o goleiro Kelvin, que hoje integram a categoria principal do Magnus Futsal. Para esta temporada se juntaram a eles o ala Pedrinho e o goleiro Caio, também da base sorocabana.

“Não adianta só contratar, é fundamental também formar atletas. Além de tudo isso, o jogador vindo da base cria uma identificação com o clube e com o torcedor que também é muito importante nesse processo”, avaliou Reinaldo Simões, supervisor do Magnus Futsal.

Na temporada passada, o Sub-20 deu mais um passo importante para o projeto. Pela primeira vez disputando uma competição com abrangência nacional, o time de Sorocaba conquistou o título da Taça Brasil da categoria.

No segundo semestre, com o objetivo de dar suporte à equipe principal, conforme o time principal avançava no mata-mata da LNF, foram as jovens promessas que disputaram a Liga Paulista, ficando com o vice-campeonato.

O calendário da temporada 2020 para a categoria juvenil foi prejudicado em razão da pandemia do novo coronavírus, porém o Magnus Futsal já deu início ao planejamento do próximo ano.

Já a equipe principal entrará em quadra na próxima terça-feira (29) para encarar o São José, às 16h, no Vale do Paraíba. A partida é válida pela sétima rodada da Liga Nacional de Futsal (LNF). (Zeca Cardoso)