Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ituano goleia e tira invencibilidade do Santos no Paulistão

03 de Fevereiro de 2019 às 21:12

Jogo foi disputado no estádio Novelli Júnior, em Itu. Crédito da foto: Ivan Storti / Santos FC (3/2/2019)

A campanha perfeita do Santos no Campeonato Paulista chegou ao fim com uma derrota acachapante. Neste domingo (3), no Estádio Novelli Júnior, em Itu, o Ituano fez um primeiro tempo praticamente perfeito, com três gols marcados em menos de 20 minutos, aproveitou as falhas do adversário e o goleou por 5 a 1, no duelo válido pela quinta rodada.

Elogiado pela força do seu setor ofensivo neste começo de temporada, com 11 gols marcados nos quatro primeiros jogos no Paulistão, o Santos não conseguiu exibir a intensidade dos compromissos anteriores e foi neutralizado pelo Ituano, que avançou em velocidade nos contra-ataques para construir a sua vitória, aproveitando os vários erros individuais do time da Vila Belmiro, como aconteceu com Victor Ferraz e Felipe Aguilar em alguns dos gols da equipe da casa.

O técnico Jorge Sampaoli voltou a apostar em uma postura ofensiva, com decisões como a escalação do colombiano Copete como lateral-esquerdo e a entrada de um centroavante - Yuri Alberto - no lugar de um volante - Alison - no intervalo. Mas pouco construiu no ataque e ainda pagou caro por falhas de um esquema tático que é ousado, mas também perigoso, e que deixou em vários momentos a dupla de zaga sozinha no campo defensivo. Morato, que faz seu retorno ao Ituano após apagadas passagens por São Paulo e Sport nas últimas temporadas, foi o destaque da goleada ao marcar duas vezes.

Apesar da derrota, o Santos segue na liderança do Grupo A do Paulistão, com 12 pontos. E na quarta-feira (6) vai estrear na Copa do Brasil, em Teresina, contra o Altos. Já o Ituano é o segundo colocado do Grupo D, com sete pontos, e voltará a jogar na sexta-feira, contra o Red Bull Brasil, pelo Estadual, no Moisés Lucarelli.

O Ituano dominou a partida contra o Santos. Crédito da foto: Ivan Storti / Santos FC (3/2/2019)

O jogo

A postura de jogar no campo de ataque, adotada por Sampaoli desde a sua chegada, custou caro ao Santos. Aproveitando os espaços e os erros do zagueiro Felipe Aguilar, o Ituano marcou duas vezes quase em sequência, aos sete e aos oito minutos.

Primeiro, Serrato driblou Felipe Aguilar e lançou para Morato, que saiu cara a cara com Vanderlei e finalizou. Na sequência, Serrato roubou a bola de Felipe Aguilar, avançou livre e deu um tapa de frente para Vanderlei, fazendo 2 a 0.

Sampaoli seguiu apostando no estilo ousado e arriscado para fazer o Santos reagir. Mas quem se aproveitava era o Ituano, que usava bem os espaços livres e marcou o terceiro gol aos 19 minutos. Alemão acertou a trave em cabeceio depois de cruzamento e o rebote ficou com Jonas, que bateu para as redes.

Dando espaços na defesa, sendo pouco objetivo no ataque e tendo problemas para superar a marcação do Ituano, o Santos só foi ser efetivo no campo de ataque no fim do primeiro tempo. Mas também lhe faltou sorte, pois Derlis González perdeu uma chance clara de gol. E foi marcar somente aos 41 minutos, com Jean Mota, de cabeça, após cruzamento de Carlos Sánchez. Foi o quarto gol do meia no Paulistão, sendo o artilheiro do torneio.

Só que a reação foi freada pelo Ituano, que marcou mais uma vez, nos acréscimos. Dessa vez, Martinelli passou fácil para Victor Ferraz e cruzou para Morato, que bateu forte, levando o improvável placar de 4 a 1 para o Ituano ao intervalo.

Para o segundo tempo, Sampaoli dobrou a aposta na formação ofensiva ao trocar o volante Alison pelo centroavante Yuri Alberto. Só que o Santos seguiu sem encontrar espaços na defesa do Ituano. E levou o quinto gol aos 18 minutos, marcado por Léo Santos, de cabeça, após cobrança de escanteio.

O restante do jogo pareceu um trabalho de ataque contra defesa. Só que a marcação do Ituano sobressaiu e ainda levou a sua empolgada torcida a dar gritos de "olé", feliz pela marcante vitória. Nos acréscimos, cada time perdeu uma grande oportunidade. Mas isso não alterou o cenário da impressionante goleada do Ituano. (Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos