Hubert Hurkacz vence o jovem Sinner e conquista Masters 1000 de Miami
Hubert Hurkacz posa com o Troféu Butch Buchholz após derrotar Jannik Sinner durante a final do Miami Open no Hard Rock Stadium. Crédito da foto: Matthew Stockman/Getty Images/AFP (4/4/2021)
O tenista polonês Hubert Hurkacz conquistou seu primeiro Masters 1000 de Miami neste domingo (4), ao derrotar em dois sets o italiano Jannick Sinner, que lutava para se tornar o mais jovem vencedor do torneio, aos 19 anos de idade.
O Hurkacz, número 37 do ranking da ATP, venceu Sinner, número 31, por 7-6 (7/4) e 6-4 em uma hora e 43 minutos de jogo na quadra principal do Miami Open.
Aos 24 anos, Hurkacz tem três conquistas em torneios ATP e é o primeiro tenista polonês a erguer um troféu de Masters 1000.
Torneio
Nenhum dos dois finalistas, que formaram dupla em várias competições este ano, estava entre os 20 primeiros cabeças de chave em Miami.
O torneio não contou com a participação de nenhum dos três gigantes do tênis masculino - Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic - algo que não acontecia há 17 anos.
Sinner, por sua vez, foi o segundo finalista mais jovem em 36 anos de história do Aberto de Miami, depois do espanhol Nadal, que foi vice-campeão em 2005 aos 18 anos.
O italiano vem queimando estágios no ritmo dos maiores e este ano em Melbourne se tornou o tenista mais jovem desde o sérvio Djokovic a ganhar seus dois primeiros títulos da ATP.
Disputa
Neste domingo, porém, seus nervos o traíram contra Hurkacz e seu serviço implacável, um dos mais temidos do circuito.
O canhão polonês quebrou o saque do italiano no primeiro game e com trocas rápidas abriu 3 a 0 no primeiro set com apenas 11 minutos de jogo.
Sinner se recompôs vencendo três games seguidos e teve sua melhor chance da partida, ao ficar em vantagem de 6-5 e sacando para fechar o set.
Com uma dupla falta e vários voleios desviados, Sinner permitiu que o set fosse decidido em um tie-break no qual ele novamente cometeu mais erros forçados do que seu oponente.
Hurkacz, com o vento a seu favor, acelerou no segundo set abrindo uma vantagem de 4-0. Sinner, com vários erros clamorosos, parecia nocauteado, mas esboçou uma última reação ao obter uma quebra e fazendo 4-3.
Com a pressão do seu lado, o polonês viu seu saque salvá-lo novamente, vencendo os dois games de que precisava com seu poderoso saque e voleio.
Tanto Hurkacz quanto Sinner, que deslumbrou em Miami com uma virada nas semifinais contra o espanhol Roberto Bautista (12º cabeça-de-chave), entrarão no Top 20 do ranking da ATP. (AFP)