Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hamilton ‘sobra’ na estreia do novo normal

04 de Julho de 2020 às 00:01

Hamilton ‘sobra’ na estreia do novo normal Pandemia não afetou desempenho do piloto inglês. Crédito da foto: AFP

O primeiro dia do novo normal do circo da Fórmula 1 teve o resultado mais comum da categoria nos últimos anos: as Mercedes na frente. Com todos os cuidados possíveis fora da pista do circuito de Spielberg por conta da pandemia do novo coronavírus, dentro dela o inglês Lewis Hamilton dominou com o melhor tempo de ontem após as duas primeiras sessões de treinos livres para o GP da Áustria. Fez 1min04s304 na melhor de suas 42 voltas e deixou para trás o finlandês Valtteri Bottas, que anotou 1min04s501.

Mas pouca gente no autódromo que pertence à Red Bull viu o desempenho das Mercedes e das outras nove equipes da Fórmula 1. Em razão da pandemia da Covid-19, as oito etapas da temporada previstas até o momento não terão a presença de público nas arquibancadas ou camarotes. Pilotos e mecânicos têm que enfrentar agora obstáculos em suas funções, mais limitadas e cheias de cuidados sanitários. Como acontece em outras modalidades esportivas, o uso de máscaras e de álcool em gel é uma obrigação constante.

Pelos novos protocolos da Fórmula 1, não houve visitantes nem patrocinadores circulando pelo paddock. Cada equipe teve que fazer cortes para reduzir o número de pessoas nos boxes e nas áreas de hospitalidade, com limite de 80 por time. A presença de jornalistas também foi minimizada. Os poucos presentes não tiveram acesso ao paddock ou ao pit Lane.

Na pista, a surpresa do dia ficou por conta do mexicano Sergio Pérez. Com sua Racing Point, ficou em quinto na primeira sessão de treinos livres e conseguiu na segunda terminar atrás apenas das duas Mercedes e na frente das Ferraris. Com 1min04s945, desbancou o alemão Sebastian Vettel, de saída da escuderia italiana ao final desta temporada, para o quarto lugar, com 1min04s961.

O australiano Daniel Ricciardo, da Renault, foi outro que teve um bom desempenho. Terminou o dia com o quinto melhor tempo, ainda na casa de 1min04s (1min04s972). Foi seguido pelo britânico Lando Norris, da McLaren, que teve a mesma colocação da primeira sessão. O canadense Lance Stroll, com a outra Racing Point, ficou em sétimo, logo à frente do holandês Max Verstappen, da Red Bull, vencedor das duas últimas edições do GP da Áustria.

Charles Leclerc, que não teve um bom desempenho com sua Ferrari ontem, e o espanhol Carlos Sainz Jr., da McLaren, que será o companheiro de equipe do monegasco em 2021, completaram a relação dos dez pilotos mais rápidos.

Os pilotos voltarão a acelerar em Spielberg hoje com o terceiro treino livre às 7h (de Brasília). A sessão de classificação começará às 10h. A largada para o GP da Áustria será às 10h10 de amanhã. (Estadão Conteúdo - AFP)