Buscar no Cruzeiro

Buscar

Grandes clubes não jogarão Copa de Votorantim de Futebol Sub-15

07 de Dezembro de 2018 às 09:14

O secretário Raul Bueno confirmou 16 clubes. Crédito da foto: Emídio Marques

Com alterações quanto à logística e sem a presença dos quatro clubes grandes de São Paulo, a 24ª edição da Copa Votorantim de Futebol Sub-15, a tradicional Copinha de Votorantim, está confirmada para acontecer entre os dias 17 e 27 de janeiro de 2019.

Como principal mudança com relação aos anos anteriores está a transferência do local de jogos, passando do Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri para o campo do Sesi de Votorantim. A Prefeitura da cidade alega que a medida -- juntamente com outras parcerias -- visa a contenção de despesas e irá beneficiar os clubes, que poderão utilizar a estrutura da escola (piscina e academia, por exemplo) sem custos.

De acordo com o secretário de Desporto de Votorantim, Raul Bueno, a desistência de vários clubes (além dos grandes de São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e Vitória, por exemplo, abriram mão da participação) foi justificada por dificuldades financeiras e de calendário, já que algumas equipes darão férias a seus atletas no período da Copinha, visando à disputa de outra competição da categoria. Segundo ele, por outro lado, essa situação abriu espaço para outros clubes que vinham demonstrando interesse há tempos em participar da disputa. “Essa será a primeira vez que teremos times de todas as regiões do Brasil”, ressaltou.

Bueno acredita que, mesmo com a desistência de equipes tradicionais, o nível técnico da competição não será afetado e espera que elas retornem para as próximas edições. Diferentemente do que foi anunciado a princípio, a Prefeitura de Votorantim irá arcar com a hospedagem das equipes, enquanto a alimentação será por conta do Sesi, o que significa que essas responsabilidades não serão repassadas aos clubes.

Mesmo diante do anúncio inicial, Bueno não crê que esse tenha sido o motivo para a desistência de parte dos times. Se por um lado, algumas das maiores equipes do Brasil estarão de fora, o torneio ainda contará com outros grandes do País, como os rivais Grêmio e Internacional além de Coritiba e Sport.

A mudança do local de disputa da competição se dá -- além da logística envolvendo as arquibancadas e capacidade do estádio municipal -- pela contenção de despesas. De acordo com a diretora da Secretaria de Desporto, Érica Rocha, em 2018 a competição custou cerca de R$ 600 mil à administração votorantinense. De acordo com ela, só com a dispensa da necessidade de se adequar as arquibancadas do municipal, serão economizados R$ 220 mil. Conforme o secretário Raul Bueno, há uma estimativa de redução de gastos de até 70%, embora a Prefeitura também tenha de investir em algumas melhorias técnicas no campo do Sesi, casos do gramado e da iluminação.

O congresso técnico da Copinha de Votorantim está marcado para o próximo dia 19 de dezembro, às 15h, no Sesi de Votorantim. Na ocasião será definido o chaveamento da competição, que tradicionalmente conta com quatro grupos de quatro clubes cada. Os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final, que é disputada em jogo único, a exemplo das semifinais e da final, com decisão nos pênaltis em caso de empate.

A Copinha de Votorantim já contou com a participação de jogadores renomados do futebol brasileiro como Denílson, Robinho, Alexandre Pato, Gabigol, Jô, Neymar, Alex, Renato Augusto e, mais recentemente, do ex-flamenguista Vinícius Júnior, hoje no Real Madrid.

Galeria

Confira a galeria de fotos