Governo de São Paulo aprova retomada de esportes sem contato físico direto
Natação está entre as atividades que poderão ser retomadas em cidades na fase amarela do Plano SP. Crédito da foto: Pxhere
O Secretário de Esportes do Governo de São Paulo, Aildo Ferreira, anunciou a retomada dos esportes sem contato físico direto (treinamentos e competições) nas regiões que estejam na fase amarela do Plano São Paulo, criado pelo Centro de Contingência do novo coronavírus. A novidade foi revelada em um podcast publicado na noite de terça-feira (28) pelo governo estadual. Modalidades como vôlei, tênis, hipismo e natação estão liberadas.
O basquete também poderá realizar treinamentos, seguindo o protocolo apresentado pelo Novo Basquete Brasil (NBB), mas apenas nas cidades que estão na fase amarela. Todas as atividades com autorização para retorno de treinamentos e/ou competições deverão ocorrer sem a presença de público.
Modalidades com contato direto como artes marciais, handebol, rúgbi e outros precisam contar com protocolo específico aprovado pelo Centro de Contingência do Governo do Estado. O documento deve prever medidas específicas de testagem da Covid-19, distanciamento social e higienização.
Fase amarela
O Plano São Paulo regulamenta o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e a retomada de atividades econômicas nos 645 municípios paulistas, divididos em 17 regiões de saúde. As fases de cada região são determinadas por critérios técnicos e científicos como casos confirmados da contaminação por covid-19, óbitos e capacidade de atendimento hospitalar a casos graves da doença.
Neste momento, as regiões que estão na fase amarela do Plano São Paulo são: Capital, Baixada Santista, Registro, Araraquara/São Carlos, Sub-região sudeste da região metropolitana de São Paulo (que engloba o ABC) e Sub-região sudoeste da região metropolitana de São Paulo.
Na vermelha, a mais restritiva, estão Ribeirão Preto, Franca e Piracicaba.
As demais 10 regiões do Estado, incluindo a Região Metropolitana de Sorocaba, ocupam a fase laranja. (Da Redação, com informações do Estadão Conteúdo)