Buscar no Cruzeiro

Buscar

Governadora de Tóquio alerta para ‘incertezas’

09 de Junho de 2020 às 00:01

Governadora de Tóquio alerta para ‘incertezas’ Crédito da foto: Reprodução / Instagram

A realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 -- adiados para 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus -- depende do progresso no combate à Covid-19. Yuriko Koike, governadora de Tóquio, afirmou ontem que a Olimpíada significaria uma “vitória” sobre a epidemia, no entanto, advertiu que ainda é preciso muito trabalho para melhorar o tratamento e a testagem. “Por isso, os organizadores confrontam várias incertezas”, resumiu.

“O adiamento custa muito e, mais do que tudo, não sabemos como estará a situação do coronavírus em julho do próximo ano. Temos algumas incertezas aqui. Precisamos da compreensão da população de Tóquio para isso. Temos que tornar os Jogos seguros para atletas e espectadores”, disse Koike.

Desde o anúncio do adiamento dos Jogos Olímpicos, no final de março, autoridades têm dito que não há planos para adiá-los novamente. “Temos que identificar as especificidades do vírus, desenvolver medicamentos e melhorar as instalações de testes”, advertiu a governadora. Ela acredita que vai ser preciso um acordo internacional de viagem para o Japão receber com segurança atletas e torcedores de todo mundo. Ela também crê que um período de quarentena pode ser necessário.

Inicialmente marcados para o período de 24 de julho a 9 de agosto, os Jogos de Tóquio-2020 foram adiados para a mesma época de 2021, de 23 de julho a 8 de agosto. (Da redação, com AFP)