Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futuro de Interlagos continua indefinido

30 de Abril de 2020 às 00:01

Futuro de Interlagos continua indefinido Prefeitura de São Paulo suspende licitação. Crédito da foto: Divulgação / PMSP

A Prefeitura de São Paulo suspendeu ontem o processo de licitação do Autódromo de Interlagos para a iniciativa privada. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município. O prefeito Bruno Covas revelou que a decisão de interromper a concorrência pública se deu após o Tribunal de Contas do Município (TCM) concluir que o processo “não possui condições de prosseguimento”.

Desde 2017 a cidade pensa em uma maneira de ceder o espaço à iniciativa privada e tem debatido variadas formas de concretizar esse objetivo. Após a primeira alternativa ser a privatização, no ano passado o município optou por mudar o formato da proposta e lançar uma concessão à iniciativa privada.

Ao longo dos 35 anos de concessão, a Prefeitura de São Paulo previa arrecadar quase R$ 1 bilhão com recursos vindos do pagamento da outorga, investimentos, impostos e desoneração do orçamento municipal. Entre as exigências estão a necessidade do espaço ser multiuso, com shopping, hotel, galpão comercial e, claro, eventos automobilísticos.

A concessão privada de Interlagos é considerada como um dos trunfos de São Paulo para conseguir renovar o contrato para a realização do GP do Brasil de Fórmula 1. O acordo atual vale somente até o final deste ano. A prova de 2020 está prevista para novembro. Para os anos seguintes, São Paulo enfrenta a concorrência do Rio. (Da Redação com Estadão Conteúdo)