Buscar no Cruzeiro

Buscar

FPF segue Governo e paralisa Campeonato Paulista até 30 de março

22 de Março de 2021 às 12:52

Timão quer apagar goleada no dérbi O Corinthians foi um dos times que passou por surto recente de coronavírus no elenco, assim como a Ponte Preta. Crédito da foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians (28/2/2021)

O Campeonato Paulista está suspenso oficialmente até o próximo dia 30 de março. A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou uma nota na manhã desta segunda-feira (22) confirmando a decisão, tomada em conjunto com os 16 clubes participantes da Série A1 e os Sindicatos de atletas, árbitros e treinadores.

Depois de uma última semana conturbada, com reuniões virtuais e tentativas de mudanças de jogos para outros Estados, o órgão e os clubes finalmente chegaram a um consenso, corroborando com as medidas propostas pelo Governo de São Paulo na fase emergencial, que ocorre desde o último dia 15 até o próximo dia 30 de março. Neste período, estão proibidas competições esportivas como uma das formas de conter o avanço do coronavírus, que vive seu momento mais letal no Brasil.

Desta forma, as rodadas 5, 6 e 7 do Campeonato Paulista estão suspensas, cujos jogos serão reagendados, segundo a FPF. Além disso, a entidade afirmou que o estadual retornará no dia 31 de março, com término previsto para 23 de maio, data inicial da decisão. Vale lembrar que São Bento e Palmeiras estão com mais um duelo atrasado em comparação com os outros clubes, relativo à terceira rodada.

Além disso, a Federação reiterou a segurança do protocolo de saúde elaborado e aprovado pelos órgãos competentes, comprometendo-se a intensificar as campanhas de incentivo ao isolamento social, vacinação e outras medidas de combate à Covid-19. (Da Redação)

Confira abaixo a nota divulgada pela FPF após reunião virtual com os clubes nesta manhã:

A Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi, os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores se reuniram virtualmente nesta segunda-feira. Abaixo, as deliberações deste encontro:

• A Federação Paulista de Futebol e os 16 clubes decidiram por unanimidade suspender a realização das rodadas do período de Fase Emergencial no Estado de São Paulo, especificamente das rodadas 5, 6 e 7 da competição, cujos jogos serão reagendados e publicados em momento oportuno;

• Diante dessas suspensões, a FPF estudou a realidade de calendário dos clubes e apresentou aos participantes. Todos estão de acordo que serão necessários esforços para adequar o agendamento dos jogos;

• O Comitê Médico da FPF, composto por profissionais da federação e dos clubes, reitera a segurança do protocolo de saúde elaborado e aprovado por todos os órgãos competentes;

• A FPF e os clubes, por meio de seus departamentos de Comunicação e Marketing, se reunirão com o propósito de intensificar as campanhas relativas aos cuidados de higiene, isolamento social e vacinação, visando amplificar as informações sobre medidas sanitárias de combate à pandemia;

• Por fim, a FPF e todos os clubes participantes reiteram publicamente que o Paulistão Sicredi será retomado a partir do dia 31/3 e o término da competição acontecerá na data prevista, 23 de maio.