Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fórmula 1 anuncia a volta do GP da Holanda, em Zandvoort, a partir de 2020

14 de Maio de 2019 às 09:52

O autódromo recebeu 30 provas da Fórmula 1 - Foto: Remko de Waal/ANP/Netherlands OUT/AFP

A Fórmula 1 terá novidades em 2020. Nesta terça-feira (14), a organização da maior categoria de automobilismo do mundo anunciou o retorno do GP da Holanda ao calendário de provas, o que não acontecia desde 1985. No mesmo circuito de Zandvoort, que recebeu corridas de 1952 até a derradeira etapa há 34 anos, os carros correrão em solo holandês por pelo menos três temporadas, de acordo com o contrato assinado.

"No início do nosso mandato na Fórmula 1, dissemos que queríamos corridas em novos lugares, mas respeitando as raízes históricas deste esporte na Europa", disse o chefe-executivo (CEO) da F-1, Chase Carey.

O austríaco Niki Lauda, em uma McLaren, foi o vencedor do último GP disputado no circuito de Zandvoort, que tem 13 curvas e uma extensão de 4.307 metros. Desenhado por John Hugenholtz, o autódromo recebeu 30 provas da Fórmula 1, sendo que o recorde da pista pertence ao holandês Max Verstappen (1min19s511), obtido com sua Red Bull em um teste em 2017.

A volta da Holanda ao mapa da Fórmula 1 não é a única novidade para 2020. A categoria já havia anunciado a estreia do GP do Vietnã, nas ruas da capital Hanói. "Na próxima temporada nós teremos um novo circuito de rua na capital vietnamita Hanói, assim como o retorno de Zandvoort; uma pista que contribuiu para a popularidade do esporte ao redor do mundo", afirmou Chase Carey.

[irp posts="118807" ]

 

"Sem dúvida haverá uma cor dominante nas arquibancadas de Zandvoort no próximo ano", continuou o chefão da Fórmula 1, citando o "mar" laranja holandês que tem acompanhado Verstappen.

"Estou muito animado pelo GP da Holanda voltar. Você verá muitos torcedores holandeses ao redor da pista, nas dunas também. Já corri lá antes, é um circuito bonito e histórico. Muito desafiador, da velha escola, um pouco como Suzuka. Foi desenhado pela mesma pessoa. Com os carros da F-1, vai ser muito rápido, estou ansioso", comentou o piloto da Red Bull.

Jean Todt, presidente da FIA, também falou sobre a importância do crescimento de Verstappen na Fórmula 1 para o retorno do GP da Holanda ao calendário. "Estou grato pelo trabalho duro da F1 para trazer o esporte trazer de volta para a Holanda. É um circuito com uma grande e impressionante história de competição e é um grande desafio para os pilotos, e com a popularidade de Max Verstappen, tenho certeza que haverá um bom número de fãs presentes", disse.

O brasileiro Nelson Piquet conquistou uma vitória em Zandvoort, na temporada de 1980, e o maior vencedor da prova é Jim Clark - o britânico ganhou por quatro vezes: 1963, 1964, 1965 e 1967. (Estadão Conteúdo)