Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Final’ será inédita em pontos corridos

20 de Fevereiro de 2021 às 00:01

‘Final’ será inédita em pontos corridos Rubro-negros derrotaram o Vasco por 2 a 0 no Maracanã. Crédito da foto: Marcelo Cortes / CR Flamengo (4/2/2021)

O jogo de amanhã (21) entre Flamengo e Internacional, no Maracanã, representa uma ocasião inédita na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez desde que o atual sistema de disputa foi aplicado, em 2003, um confronto direto entre os dois primeiros colocados pode definir o título. A partida válida pela penúltima rodada vai decidir o campeão caso a equipe gaúcha vença. Qualquer outro resultado adia a briga para a rodada final, na quinta-feira.

Os dois times se enfrentam separados por um ponto na tabela: 69 a 68 para o Inter. Se o Colorado ganhar, abre quatro pontos de vantagem e acaba com as chances do adversário. O Flamengo, por sua vez, passará à frente do rival se vencer. O empate vai manter o cenário atual, com um ponto de diferença.

O clima de final mesmo em um campeonato de pontos corridos tem marcado a preparação dos times. “Um empate não termina o campeonato. Temos ciência que, se vencermos, nos sagramos campeões, mas um empate nos mantém à frente e só dependemos de nós na última rodada”, disse o meia Patrick, do Inter. “Temos claro aquilo que devemos fazer. É manter o foco, a concentração e a humildade para ir em busca da vitória”, comentou o meia Diego, do Flamengo.

Em todas as edições do Campeonato Brasileiro, somente uma vez houve um confronto direto entre líderes em condições similares. Em 2005, Corinthians e Inter disputavam o título e se enfrentaram na antepenúltima rodada. Porém, ao contrário da ocasião atual, naquela vez o jogo não tinha condições de definir o campeão: o Corinthians liderava com três pontos de vantagem sobre o Inter. A partida terminou empatada por 1 a 1.

Historicamente, a era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro não costumou ter nas rodadas finais o encontro entre o time campeão e o respectivo vice. Todos os jogos que definiram o título foram em compromissos seguintes. O mesmo pode se repetir na temporada 2020, desde que o Inter não vença o Flamengo. Na rodada final, a equipe gaúcha vai receber o Corinthians, no Beira-Rio, e a equipe carioca enfrentará o São Paulo, no Morumbi.

Curiosamente, na temporada de 2019 houve a inédita coincidência de a rodada final guardar o encontro entre o campeão e o vice. Porém, quando Flamengo e Santos se enfrentaram na Vila Belmiro, a conquista já estava assegurada ao time carioca. O jogo valeu somente para cumprir tabela.

Jogos de hoje

A 37ª rodada do Brasileirão começa hoje (20) com dois jogos. O rebaixado Coritiba recebe o Ceará às 18h30 no Couto Pereira. Às 21h, Fortaleza x Bahia fazem clássico nordestino no Castelão. (Ciro Campos - Estadão Conteúdo)