Esporte

‘Final’ será inédita em pontos corridos

‘Final’ será inédita em pontos corridos
Rubro-negros derrotaram o Vasco por 2 a 0 no Maracanã. Crédito da foto: Marcelo Cortes / CR Flamengo (4/2/2021)

O jogo de amanhã (21) entre Flamengo e Internacional, no Maracanã, representa uma ocasião inédita na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez desde que o atual sistema de disputa foi aplicado, em 2003, um confronto direto entre os dois primeiros colocados pode definir o título. A partida válida pela penúltima rodada vai decidir o campeão caso a equipe gaúcha vença. Qualquer outro resultado adia a briga para a rodada final, na quinta-feira.

Os dois times se enfrentam separados por um ponto na tabela: 69 a 68 para o Inter. Se o Colorado ganhar, abre quatro pontos de vantagem e acaba com as chances do adversário. O Flamengo, por sua vez, passará à frente do rival se vencer. O empate vai manter o cenário atual, com um ponto de diferença.

O clima de final mesmo em um campeonato de pontos corridos tem marcado a preparação dos times. “Um empate não termina o campeonato. Temos ciência que, se vencermos, nos sagramos campeões, mas um empate nos mantém à frente e só dependemos de nós na última rodada”, disse o meia Patrick, do Inter. “Temos claro aquilo que devemos fazer. É manter o foco, a concentração e a humildade para ir em busca da vitória”, comentou o meia Diego, do Flamengo.

Leia mais  Na tela do Allianz

Em todas as edições do Campeonato Brasileiro, somente uma vez houve um confronto direto entre líderes em condições similares. Em 2005, Corinthians e Inter disputavam o título e se enfrentaram na antepenúltima rodada. Porém, ao contrário da ocasião atual, naquela vez o jogo não tinha condições de definir o campeão: o Corinthians liderava com três pontos de vantagem sobre o Inter. A partida terminou empatada por 1 a 1.

Historicamente, a era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro não costumou ter nas rodadas finais o encontro entre o time campeão e o respectivo vice. Todos os jogos que definiram o título foram em compromissos seguintes. O mesmo pode se repetir na temporada 2020, desde que o Inter não vença o Flamengo. Na rodada final, a equipe gaúcha vai receber o Corinthians, no Beira-Rio, e a equipe carioca enfrentará o São Paulo, no Morumbi.

Leia mais  Verdão é derrotado pelo Atlético-MG

Curiosamente, na temporada de 2019 houve a inédita coincidência de a rodada final guardar o encontro entre o campeão e o vice. Porém, quando Flamengo e Santos se enfrentaram na Vila Belmiro, a conquista já estava assegurada ao time carioca. O jogo valeu somente para cumprir tabela.

Jogos de hoje

A 37ª rodada do Brasileirão começa hoje (20) com dois jogos. O rebaixado Coritiba recebe o Ceará às 18h30 no Couto Pereira. Às 21h, Fortaleza x Bahia fazem clássico nordestino no Castelão. (Ciro Campos – Estadão Conteúdo)

Comentários