Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fifa aumenta substituições e proíbe cuspe

09 de Maio de 2020 às 00:01

Fifa aumenta substituições e proíbe cuspe Equipes poderão fazer até cinco mudanças por jogo. Crédito da foto: Reprodução / Internet

A International Board (IFAB, na sigla em inglês), órgão que faz a gestão das regras do esporte, aprovou ontem, de forma temporária, uma proposta feita pela Fifa para a retomada dos jogos de futebol em meio à pandemia do novo coronavírus. As equipes poderão fazer cinco substituições por jogo, em três momentos, tendo em vista a proteção dos jogadores devido à crise causada pela Covid-19.

“Como o futebol está considerando a retomada das competições pelo mundo após a pandemia de Covid-19, o IFAB concordou em fazer uma alteração temporária às Leis do Jogo, com base na proposta feita pela Fifa para proteger o bem estar do jogador”, informou o órgão em um comunicado oficial divulgado após uma reunião por videoconferência.

Esta alteração pontual e temporária vai entrar imediatamente em vigor e será aplicada nas competições que estejam previstas para ser concluídas até 31 de dezembro de 2020, quer sejam as que serão retomadas ou as iniciadas nesse período.

Além desta adaptação, a Fifa estuda outras mudanças que podem acontecer na volta do futebol:

Cartão para quem cuspir - Michel D’Hooghe, presidente do Comitê Médico da Fifa, defende a aplicação do cartão amarelo para os jogadores que cuspirem em campo. Segundo o belga, além de protocolos de segurança, esta é uma medida necessária diante deste período de pandemia do coronavírus.

Proibir comemoração - Outra norma prevista é a proibição de comemorações de gol em grupo. A medida poderá ser adotada por um período de 12 meses.

Troca de camisas - Uma proibição prevista pela Premier League que pode ser estendida às demais competições de futebol do planeta é a troca de camisas entre os jogadores durante as partidas.

Encurtar jogos - O sindicato de jogadores ingleses propõe encurtar a duração das partidas de futebol, jogos com portões fechados e um número reduzido de estádios para realizar as competições.

Aperto de mãos e conversa - Outra possível medidas contra a Covid-19 é a proibição de apertos de mão e conversas durante as partidas.

Teste do cafezinho - Uma sugestão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que pode ser ampliada a outros países é o chamado teste do cafezinho. Ele verifica a perda de olfato, um dos sintomas da doença. O jogador que não sentir o cheiro de uma porção de café colocada a cerca de cinco centímetros do seu rosto deverá ser encaminhado para teste molecular. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)