Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição dá a largada para criação do Museu do Esporte

14 de Agosto de 2018 às 15:04

Uma exposição aberta ao público nesta quarta-feira (15), às 12h, na parte térrea do Palacete Scarpa, será o "pontapé inicial" para a criação do Museu do Esporte em Sorocaba. Desde o mês passado, a Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) tem recebido itens do acervo pessoal de esportistas e ex-esportistas da cidade. O espaço em que a mostra está apresentada passou por remodelação, pintura e ajustes na parte elétrica.

"Tudo que estamos recebendo já está sendo catalogado para dar entrada no processo de criação legal do museu. O espaço está muito legal, honesto e verdadeiro. É só o começo: do básico para frente, um passo de cada vez", diz o secretário da pasta, Simei Lamarca.

Segundo Lamarca, estão sendo doados troféus, uniformes e quadros, entre outros itens. "As pessoas estão entregando as coisas, mas esperava ter muito mais gente participando. Senti ainda que o pessoal não sabe direito como funciona, vai querer sentir como é com a exposição. Depois que for divulgado nas redes sociais, na mídia, acho que vai atrair mais", projeta.

"Tirando São Paulo, só Campinas tem um museu do esporte, num galpão que era inutilizado, e São José dos Campos. Nós queremos que o nosso seja a nova casa do esportista, uma espécie de centro cultural", afirma o titular da Semes.

No futuro, quando criado de fato, a ideia é que haja rotatividade nos itens recebidos e, também, que o museu sirva como espaço de visitação para escolas da cidade e da região. ""É preciso preservar as memórias das conquistas. O que nós esportistas vivemos, quem não conhece jamais vai entender", disse o secretário numa das reuniões para discutir o tema, em 12 de julho, no Cruzeiro do Sul. A coordenação do espaço ficará à cargo de Cassiane Souza, funcionária da Semes.