Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ex-piloto de F1 Alessandro Zanardi sofre acidente e está em estado grave

19 de Junho de 2020 às 20:35

Alessandro Zanardi compete no paraciclismo de mão. Crédito da foto: Divulgação

O italiano Alessandro Zanardi sofreu um acidente quando participava de uma competição de paraciclismo em Pienza, na província de Siena, Itália, e seu estado de saúde é grave.

O ex-piloto de Fórmula 1 precisou ser levado de helicóptero para um hospital após ser atingido por um veículo de grande porte. Ele foi submetido a uma cirurgia na cabeça, mas segue em estado "gravíssimo", segundo o hospital onde foi operado.

Zanardi competia em uma etapa do revezamento do Objetivo Tricolor, uma competição que reúne atletas paralímpicos em bicicletas de mão, triciclos ou cadeiras de rodas. O acidente ocorreu no quilômetro 146 da rodovia entre Pienza e San Quirico d'Orci.

As primeiras informações da imprensa italiana são de que Zanardi teria perdido o controle da sua bicicleta de mão em uma descida, numa curva, indo para a pista oposta. Na contramão, ele se chocou com um caminhão.

Após receber o primeiro atendimento no local, Zanardi foi transferido para o hospital Le Scotte di Siena. Há a suspeita de que ele teria sofrido múltiplos traumas.

Carreira

Zanardi, duas vezes campeão na Cart, soma quatro medalhas de ouro paralímpicas. Ele competiu na Fórmula 1 entre 1991 e 1994, depois indo para o automobilismo norte-americano, onde foi campeão na Cart em 1997 e 1998, regressando no ano seguinte para a F-1.

Em 2001, um grave acidente em corrida da Cart na Alemanha o fez perder as duas pernas. O italiano ainda seguiria envolvido no automobilismo, mas aos poucos passou a se concentrar no esporte paralímpico. E faturou dois ouros nos Jogos de Londres-2012 e outros dois no Rio-2016. Nesse momento, se preparava para disputar, em novembro, prova do Campeonato Italiano de GT, pela BMW. (Estadão Conteúdo)