Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estudo avalia basquete com aro mais baixo

13 de Agosto de 2019 às 23:57

Estudo avalia basquete com aro mais baixo O estudo foi realizado em Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação

As equipes de basquete feminino de Sorocaba e Itu participaram de um jogo-teste, realizado na semana passada, no Ginásio Municipal de Esportes de Sorocaba, com o aro posicionado em 2,87 metros -- 18 centímetros mais baixo do que a altura habitual. A partida faz parte de um estudo do Laboratório de Biomecânica e Instrumentação (Labin), da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp de Limeira. O Ituano venceu a partida, por 80 a 46.

A ala ituana Palmira, falou sobre a diferença na altura. “A diferença nos arremessos é até você acostumar. Leva um certo tempo para você adaptar a distância e a força. No jogo, acho que é mais questão de sentir o jogo, de fluir mesmo. Mas é uma diferença grande, a gente já está adaptada com um mecanismo para uma certa distância”, comentou.

[irp posts="152682" ]

 

Antes do jogo-teste, as jogadoras realizaram arremessos da linha dos três pontos com a altura habitual (3,05 metros) e na posição do teste (2,87 m). Os arremessos e o jogo foram gravados por equipamentos dos pesquisadores do Labin, que analisarão os movimentos e a técnica das atletas e o mecanismo do jogo, assim como as estatísticas habitualmente registradas durante uma partida oficial.

O estudo é uma parceria entre a Liga de Basquete Feminino (LBF) e a Unicamp, denominada LBF Inova. “Quando propusemos investigar a dinâmica do jogo de basquete feminino, partimos do objetivo de tornar o espetáculo mais atrativo. Esta investigação tem como objetivo verificar e compreender estas possíveis mudanças”, explicou o professor coordenador do projeto, Luciano Mercadante, à LBF.

Ituano e Pró-Esporte voltarão a se enfrentar na estreia do Campeonato Paulista, que será no dia 10 de setembro, às 20h, em Sorocaba. (Da Redação)