Buscar no Cruzeiro

Buscar

Especialista diz que jogador corre risco

25 de Abril de 2020 às 00:01

Especialista diz que jogador corre risco Maior problema é aglomeração no vestiário. Crédito da foto: Reprodução / Instagram

O futebol brasileiro ensaia, como em alguns países da Europa, dar seus primeiros passos após quase dois meses de suspensão das competições nacionais. Goiás e Atlético Goianiense confirmaram que irão restabelecer a rotina de treinos presenciais a partir do início de maio. Mas será que é seguro já retornar aos treinamentos? O infectologista Renato Grinbaum garante que os riscos são muitos.

“Os problemas que os jogadores enfrentarão não estão diretamente ligados ao esporte. Em primeiro lugar, o contato físico, o suor, em si, não é tão importante, mas, inevitavelmente, num esporte coletivo existe a proximidade. Um jogador está marcando o outro, então existe a possibilidade de uma contaminação respiratória. Até mesmo com as mãos ele pode se infectar”, explicou Grinbaum.

Para o especialista, a musculação não traz tantos riscos, já que os treinos são individualizados, ou seja, não causam aglomeração. Também é mais fácil manter a higiene dos equipamentos. Porém, o infectologista faz um alerta para os vestiários.

“O grande problema está na proximidade entre as pessoas e no cuidado, especialmente, com as maçanetas das portas e com as torneiras. Sempre que possível, o jogador deve manusear a torneira com um papel toalha descartável e tentar, ao máximo, evitar levar a mão a boca após tocar na torneira suja”, disse. (Estadão Conteúdo)