Buscar no Cruzeiro

Buscar

Elites do Varzeano ficam fora de campo em 2020

02 de Junho de 2020 às 00:01

Elites do Varzeano ficam fora de campo em 2020 As duas competições reúnem as equipes da Primeira e da Segunda divisões. Crédito da foto: Divulgação / Luiz Gustavo Vaz

A Secretaria de Esportes e Lazer de Sorocaba (Semes) publicou um comunicado cancelando a realização da Taça Cidade de Sorocaba e da Taça Palácio dos Tropeiros -- a primeira e a segunda divisões do futebol varzeano da cidade, respectivamente --, na temporada 2020.

O documento cita a pandemia da Covid-19 e o decreto municipal de Estado de Emergência na Saúde Pública, além do ofício protocolado na Semes pelas equipes que participariam dos torneios, pedindo os cancelamentos sem nenhum prejuízo nas inscrições para os anos seguintes.

“A pandemia da Covid-19, que motivou o Estado de Calamidade Pública e que comprometeu todo o planejamento das competições 2020, associado ao pedido das equipes, nos levaram a essa decisão. Não há calendário para a realização de todas elas”, comentou o chefe da Divisão de Competições e Eventos Esportivos, Daniel Querido.

Das quarenta equipes habilitadas a participar das duas competições, 39 assinaram o ofício. A decisão da Semes também se baseia no artigo 8º do Anexo II da Lei 8.474/2008, que aprova o Código de Justiça Desportiva do município e o Regulamento Geral dos Campeonatos de Futebol.

“Os campeonatos relacionados no Art. 5º serão realizados anualmente, desde que não haja nenhum fator impeditivo de ordem judicial ou extrajudicial e exista disponibilidade técnica, administrativa e financeira por parte da Prefeitura Municipal de Sorocaba”, cita o comunicado da secretaria.

Outro ponto levado em consideração foi o “Plano São Paulo”, do Governo do Estado, que prevê a reabertura das atividades em cinco fases. Atualmente, Sorocaba está enquadrada na segunda etapa. Respeitando os critérios estabelecidos, seria impossível realizar todas as competições previstas por não existirem campos e árbitros, por exemplo, suficientes.

“Nos baseamos no ‘Plano São Paulo’ do Governo do Estado e nas suas fases de retomada das atividades, para projetar nosso calendário e não há viabilidade técnica para realizar a primeira, segunda e terceira divisões e encerrar a quarta (divisão) que já estava em andamento ainda neste ano”, avaliou Querido.

Competições em andamento

A Taça Manchester Paulista foi paralisada anteriormente à realização dos jogos de volta das oitavas de final. Para finalizar a competição, serão necessárias cinco semanas para cumprir todos os confrontos previstos no calendário: um jogo das oitavas de final, dois das quartas de final e um das semifinais e da final.

“Com relação às outras (competições), estamos aguardando as novas diretrizes de flexibilização e os protocolos sanitários para darmos ou não continuidade. Mas estamos trabalhando no sentido de retomarmos nossas atividades assim que possível, dentro dos parâmetros de segurança”, explicou o servidor da Semes.

Além da Taça Manchester Paulista, o Campeonato Veterano da Primeira Divisão já estava com a tabela pronta para iniciar as disputas. Com relação à Taça Baltazer Fernandes -- a terceira divisão --, as inscrições das equipes já haviam sido encerradas e o congresso técnico seria realizado para definir o formato de disputa.

“Nossos processos internos continuam em andamento, para que, quando liberados, realizarmos tudo aquilo que pudermos”, finalizou Daniel Querido. Ele acredita que seja possível realizar as demais competições, já que contam com um menor número de equipes e podem ter os formatos adequados ao calendário restante. (Zeca Cardoso)