Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eliminatórias da Copa têm sinal verde para setembro

26 de Junho de 2020 às 00:01

brasil Símbolo da Federação Internacional de Futebol. (16/06/2017) Crédito da Foto: Fabrice Coffrini/ AFP

As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 na América do Sul e na Europa começam em setembro deste ano. A confirmação das datas foi feita ontem, pelo presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), Gianni Infantino, em entrevista coletiva. A agenda original previa o início da competição em março deste ano, porém, sofreu alterações por conta da pandemia do novo coronavírus.

Os outros continentes e confederações começarão a briga por vagas no Mundial com atraso. A entidade também preferiu já adiar a repescagem das eliminatórias, que serão realizadas em junho de 2022, e não mais em março, como previsto inicialmente. O sorteio dos grupos do Mundial do Catar foi remarcado para o fim de abril e ocorrerá, desta forma, antes da repescagem. A Copa está marcada para dezembro de 2022.

De acordo com o anúncio de ontem, a Data Fifa de setembro só contará com jogos de seleções da Conmebol e da Uefa. Nenhuma das eliminatórias terá sua fórmula de disputa e número de jogos alterados, a princípio. Para permitir isso, a Fifa estenderá algumas janelas para acolher uma maior quantidade de partidas por pausa no calendário.

As eliminatórias sul-americanas e europeias para a Copa do Mundo de 2022 começariam na segunda semana de março -- quando a pandemia do novo coronavírus ganhou força em boa parte do mundo. O técnico Tite chegou a convocar a seleção brasileira para os duelos contra Bolívia e Peru, incluindo três jogadores do Flamengo. As partidas tiveram adiamento confirmado dias depois. (Da Redação, com agências)