Buscar no Cruzeiro

Buscar

Doze times não terão elenco para seguir na competição

02 de Abril de 2020 às 00:01

Doze times não terão elenco para seguir na competição Ronaldo assinou com o Sport e deixa o Santo André neste mês. Crédito da foto: Reprodução / Instagram

Enquanto o calendário do futebol mundial está paralisado por causa da pandemia do novo coronavírus, vários clubes do interior de São Paulo devem ficar em breve sem jogadores para escalar caso a competição seja retomada. Os contratos de 144 atletas vinculados a 12 times que disputam a elite do Campeonato Paulista terminam entre abril e maio.

Times como Mirassol, Inter de Limeira e até o dono da melhor campanha do Estadual, o Santo André, têm cada um mais de 20 jogadores com vínculos a expirar em breve. Alguns dos atletas já até assinaram pré-contratos com outras equipes e não jogarão mais o Estadual.

A pandemia atingiu em cheio a organização dos times interioranos, porque a maioria deles costuma montar elencos com contratos curtos, válidos somente para a disputa do Paulista. Muitos desses clubes não têm calendário previsto para o restante do ano. Outros não têm condições de ampliar os acordos atuais por mais alguns meses ou trazer reforços importantes por falta de dinheiro. Se o Estadual for retomado, talvez seja necessário escalar garotos da base.

Segundo a FPF, a entidade está em contato com clubes, atletas e o sindicato para debater possíveis soluções ao impasse. O objetivo é diminuir o impacto inesperado, provocado pela pandemia -- o Campeonato Paulista está suspenso desde 16 de março, em paralisação por tempo indeterminado.

“A FPF precisa decidir, com urgência, uma data para a retomada do retorno. Se não der para retornar, prorrogar por 15 dias (a pausa). Se não der, ainda, cancelar a disputa. O quanto antes for decidido isso, antes começaremos a nos planejar”, disse o diretor executivo da Inter de Limeira, Enrico Ambrogini.

O time tem 24 jogadores com contrato no fim e alega não ter condições de fazer renovações. “A FPF e a CBF teriam de assumir o excedente dos dias nos contratos”, completou.

Os clubes ouvidos pela reportagem afirmam que mesmo se quisessem renovar com parte dos jogadores, não seria possível porque alguns deles já assinaram vínculo com outras equipes pelo restante do ano. Um dos casos é o do atacante Ronaldo, do Santo André. Autor de cinco gols no Estadual, ele assinou acordo para jogar pelo Sport, no Recife. Ronaldo é um dos 22 atletas do clube paulista com contrato perto do término. (Estadão Conteúdo)