Buscar no Cruzeiro

Buscar

Doria acusa CBF de ‘atropelar’ São Paulo

07 de Julho de 2020 às 00:04

Governador diz que Caboclo não consultou equipes. Crédito da foto: Divulgação

“Estado com mais times na Séria A do Campeonato Brasileiro, São Paulo não foi consultado sobre o início da competição no dia 9 de agosto.” A crítica foi feita nesta segunda-feira (6) pelo governador João Doria, ao comentar a possibilidade de conflito de datas entre o Paulistão, ainda a ser finalizado, e o Brasileirão.

“Quanto à decisão da CBF de voltar no dia 9 de agosto, não houve consulta prévia. Mas aqui nós temos um entendimento com a Federação Paulista. Para realizar este entendimento, nós dependemos do comitê de saúde, que tem um relator específico para o futebol”, declarou o governador.

Doria prometeu que o comitê de saúde anunciará sua decisão sobre o retorno do Estadual até o final da próxima semana. “Até o final da semana que vem, no mais tardar, teremos uma conclusão sobre a conclusão do Campeonato Paulista. Sem concluir (o Estadual), os clubes não poderão participar do Campeonato Brasileiro”, ressaltou o governador de São Paulo.

No domingo (5), o presidente da CBF, Rogério Caboclo, afirmou ter chegado a acordo com 19 dos 20 clubes do Brasileirão para iniciar o campeonato da Série A em 9 de agosto. “Haveria necessidade de uma aprovação de todas as autoridades sanitárias de nove Estados e 11 cidades. E não temos isso hoje. Fiz a proposta no sentido de que admitissem uma reflexão sobre jogar fora do mando de campo para manter essa data íntegra, irretocável, caso todas as cidades não estejam liberadas. Houve votação de 19 a 1 a favor”, disse Caboclo.

CBF rebate

A CBF rebateu as críticas do governador João Doria no início da noite desta segunda-feira (6). Em nota, a confederação afirmou que os clubes paulistas que vão disputar o Brasileirão reafirmaram estar dispostos a jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outras cidades. De acordo com a entidade, a decisão foi tomada em votação que contou com o apoio de 19 dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, incluindo todos os cinco times de São Paulo.

A CBF informou que, em reunião no dia 25 de junho, com a presença dos 40 clubes das Séries A e B, foram determinadas as datas de 9 de agosto para o início da Série A e 8 de agosto para início da Série B do Brasileiro. Com esta decisão, o Campeonato Paulista e mesmo outros estaduais que ainda não foram retomados teriam menos datas e menor tempo para serem finalizados. No caso do Paulistão, a data do retorno ainda nem foi definida.

Paralisado na primeira quinzena de março, o Paulistão ainda tem duas rodadas a serem disputadas pela primeira fase, antes do início do mata-mata, com quartas de final, semifinais e final. Ainda não há data definida para o retorno do Estadual. Os times voltaram a treinar no dia 1º de julho. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)