Buscar no Cruzeiro

Buscar

De virada, Tsitsipas bate Nadal e avança às semis do Australian Open

17 de Fevereiro de 2021 às 12:13

Stefanos Tsitsipas havia vencido Rafael Nadal apenas uma vez, no saibro, em 2019. Crédito da foto: Oscar Del Pozo / AFP (11/5/2019)

Nos primeiros dois sets, tudo parecia normal: Rafael Nadal vencia Stefanos Tsitsipas nas quartas do Australian Open, nesta manhã de quarta-feira. No entanto, o grego, atual número 6 do mundo, fez uma virada épica e é semifinalista do primeiro Grand Slam do ano ao vencer o espanhol por 3 sets a 2, parciais de 3/6, 2/6, 7/6, 6/4 e 7/5, após mais de quatro horas de partida.

Será pouco tempo de descanso: já na sexta-feira, Tsitsipas enfrentará o russo Daniil Medvedev, que derrotou o compatriota Andrey Rublev por 3 a 0, parciais de 7/5, 6/3 e 6/2. Caso vença, o grego de 22 anos chegará pela primeira vez em uma final de Grand Slam em sua carreira. Seu melhor desempenho foi justamente a semi do Australian Open em 2019 e também de Roland Garros, em 2020.

O jogo

Em relação à partida, Rafael Nadal venceu os dois primeiros sets sem dificuldade, com parciais de 6/3 e 6/2, muita consistência e poucos erros, sem nenhuma chance de quebra para Tsitsipas. No primeiro, o número 2 do mundo liquidou com 40 minutos.

Com o resultado, o grego ficou desestabilizado e viu Nadal abrir 2 a 0. Depois, foi quebrado, e a ida para o terceiro set parecia para uma vitória tranquila do espanhol. No entanto, no terceiro set, com os dois confirmando seus serviços, a disputa foi para o tie-break, fechando em 7-4 para Tsitsipas.

No quarto, o jogo foi totalmente diferente para Nadal, que se viu pressionado a todo tempo e perdeu por 4/6. Por fim, no derradeiro set, depois de mais de quatro horas de partida, os dois foram cautelosos e confirmaram seus saques, mas Tsitsipas conseguiu quebrar o serviço do adversário no 5/5. Com dificuldade, conseguiu fechar em 7/5 e avançou para pegar Medvedev.

Barty cai para tcheca

Ashleigh Barty, atual número 1 do mundo, também levou uma virada incrível nesta quarta-feira e foi eliminada do Australian Open. A australiana começou vencendo, mas a tcheca Karolina Muchova buscou o resultado e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/3 e 6/2.

Muchova enfrentará nas semis a norte-americana Jennifer Brady, que bateu a compatriota Jessica Pegula pouco tempo depois. (Da Redação)