Buscar no Cruzeiro

Buscar

Copa América de Downhill 4X desafia ciclistas em São Roque

19 de Janeiro de 2019 às 05:31

Copa América de Downhill 4X será disputada no Ski Mountain Park. Crédito da Foto: Divulgação Copa América de Downhill 4X será disputada no Ski Mountain Park. Crédito da Foto: Divulgação

A edição de 2019 da Copa América de Downhill (DH) 4X será realizada neste final de semana, em São Roque, no Ski Mountain Park. No sábado (19) ocorrem os treinos e tomadas oficiais de tempo, enquanto as baterias finais estão programadas para a manhã do domingo (20), com transmissão ao vivo pela TV Globo no programa Esporte Espetacular.

Além do Brasil, outros quatro países também terão atletas participantes: Chile, Argentina, Peru e Equador. Renato Rezende, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e Rio-2016 no BMX, compete pelo Shimano Sports Team e ficou em terceiro lugar na Copa América do ano passado.

[irp posts="23427" ]

 

"A Copa América de DH não é a minha especialidade, mas é realizada em uma data sem competições de BMX, ou seja, interessante para entrar em ritmo de competições, além de ter grande visibilidade pela transmissão ao vivo, o que aumenta muito em termos de adrenalina em cada bateria", conta Rezende. "Quero ser finalista de novo e brigar pelo lugar mais alto do pódio", finaliza o atleta olímpico.

Diferentemente do downhill tradicional, com descidas individuais, no Four Cross (4X) os atletas disputam as fases finais em baterias de quatro ciclistas, onde apenas dois avançam de fase. "Essa prova é muito bacana, diferente do que estamos acostumados. Tem uma sensação de adrenalina, contato e competitividade entre outros atletas, disputando o traçado ao mesmo tempo", comenta o catarinense Lucas Borba.

Traçado

A pista para este ano sofreu mudanças em relação à última edição, com novas rampas, ponte e um túnel, mas segue com seus 600 metros de descidas, 13 obstáculos e oito curvas. As descidas das duas tomadas de tempo do sábado são individuais, enquanto as baterias do domingo ocorrem com quatro pilotos. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos