Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conquistas de Leozinho estão só començando

12 de Abril de 2020 às 00:01

Conquistas de Leozinho estão só començando Aos 21 anos, atleta dá sinais de que poderá ser um dos grandes do futsal. Crédito da foto: Divulgação / Magnus

“Sonhar, a gente sempre sonha. Mas, às vezes, a ficha demora para cair.” Assim, Leozinho, do Magnus Futsal, definiu o ano de 2019. Na primeira temporada da carreira profissional, foi campeão do mundo, ganhador do prêmio de melhor jovem jogador da Futsal Planet Awards e eleito revelação da Liga Nacional.

Aos 21 anos, o ala demonstra sinais de que poderá ser um dos grandes do futsal mundial. Apesar da pouca idade, a trajetória começou cedo. Antes mesmo de completar cinco anos, o camisa 20 sorocabano dava os seus primeiros chutes nas quadras.

Em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o pai do jogador o colocou em uma escolinha. O motivo foi o seu brinquedo favorito: a bola. “Sempre foi o meu brinquedo favorito. Não era (de brincar) com carrinho, boneco. Era só a bola. Ai meu pai me colocou em uma escolinha”, contou.

Leozinho jogou em times de futsal e futebol em sua cidade natal. Até que, em 2017, um “outro pai” mostrou mais uma oportunidade para o garoto buscar o sonho de se tornar jogador: a peneira do Magnus, em Sorocaba.

“Fiquei sabendo da peneira do Magnus pelo meu treinador da época, hoje um mentor, um paizão para mim, Roger Magalhães. Ele descobriu essa peneira e perguntou se eu gostaria de tentar. Eu disse que sim. Viemos para Sorocaba e fui muito feliz”, relembrou.

Um entre mil

A seletiva contou com cerca de mil garotos. Um dos aprovados é hoje o melhor jovem jogador do mundo. Para conquistar esse prêmio e realizar o seu sonho, o garoto teve que superar muitos desafios. Um deles, a saudade.

“Principal impacto foi ficar longe da minha família, dos meus amigos, da minha cidade. Mas eu soube lidar muito bem com isso. Soube filtrar. Eu sabia que para realizar o meu sonho eu tinha que abrir mão de algumas coisas”, revelou.

Mas a distância também ajuda a revelação do futsal a seguir trilhando o seu caminho. “Hoje, meus familiares e amigos, são meus combustíveis para seguir. Mesmo estando longe, eu quero dar orgulho para eles.”

Está cumprindo esse desejo à risca. Já é campeão do mundo, melhor jovem jogador do mundo, revelação da Liga Nacional, uma das mais disputadas do planeta. Em pouco tempo, superou as dificuldades também dentro de quadra, a transição da base para o profissional.

Da base ao principal

“A principal diferença é a intensidade de jogo. Você faz muito mais força, jogadores cascudos, né? Sabem os atalhos da quadra. Mas, com a ajuda do Ricardinho, do Rodrigo, (eu consegui). Todos do elenco me ajudaram muito para que tivesse uma rápida adaptação”, analisou.

Ouvir os mais experientes ajudou para uma rápida ambientação. Mas outro quesito foi fundamental: a personalidade. Membros da comissão técnica e jogadores já reveleram, Leozinho tem uma personalidade muito forte.

“Com certeza essa personalidade forte me ajuda bastante. Desde criança eu gostei de jogos decisivos, fases finais de campeonatos. A personalidade faz com que só aumente a minha vontade de decidir, de ajudar”, comentou.

Sonho e inspiração

Sorocaba é o atual tricampeão do mundo. Um feito inédito no futsal. Um clube que teve o projeto iniciado pelo maior jogador de todos os tempos: Falcão. O eterno camisa 12 é a maior inspiração para o garoto de Petrópolis.

“Meu ídolo sem dúvida nenhuma é o Falcão. Cara que eu sempre me inspirei, sempre me espelhei. É o maior de todos os tempos. Sensacional como pessoa, tive o prazer de jogar junto, realizar esse sonho”, falou.

Talento, personalidade forte, ambição. São alguns traços recorrentes nos grandes campeões do esporte. Leozinho aparenta ter tudo isso. O espelho para colocar o seu nome na história do futsal continua sendo o seu ídolo, Falcão.

“Espero conseguir seguir os passos dele, conquistar pelo menos metade do que ele conquistou, que vai estar ótimo. E aposto, conquistado metade do que ele conquistou, já estarei na história do futsal”, pontuou.

Assim como no futebol, o futsal europeu também está cada vez mais forte e tirando algumas das estrelas brasileiras do País. A Europa é mais um sonho do jovem ala sorocabano, mas é um desejo para o futuro. O presente é um só, o Magnus Futsal.

“Noventa por cento dos jogadores brasileiro têm o sonho de jogar na Europa. Eu tenho esse sonho, sim.Espero realizá-lo um dia, mas meu foco agora é somente no Magnus. Deixo isso para um futuro”, revelou.

Leonardo Caetano Silva deixou Petrópolis para buscar o sonho de se tornar um jogador de futsal profissional em Sorocaba. Seiscentos quilômetros que o separaram da família e dos amigos, mas o aproximaram do objetivo de ser um dos maiores da modalidade. (Zeca Cardoso)