Buscar no Cruzeiro

Buscar

Congresso técnico do torneio Cruzeirinho tem palestra e homenagens

14 de Setembro de 2019 às 19:12

Congresso técnico do torneio Cruzeirinho tem palestra e homenagens Simei Lamarca, titular da Secretaria de Esportes de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (14/9/2019)

O congresso técnico do torneio de futsal Cruzeirinho reuniu representantes de 219 equipes inscritas na competição. O evento foi realizado sábado (14) no Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira, em Sorocaba.

O encontro teve homenagens a pessoas ligadas à história do torneio e palestras do técnico Ricardinho e do jogador Rodrigo. Ambos integram a equipe Magnus Futsal, que há duas semanas conquistou o tricampeonato mundial de clubes da modalidade.

Além de detalhar o sistema da disputa, o chefe de competições e eventos esportivos da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), Daniel Querido, conduziu o sorteio eletrônico das equipes. Ele também fez o emparceiramento nas chaves de cada uma das categorias.

Segundo Querido, a bola já começa a rolar no próximo sábado (21). As partidas decisivas estão previstas para ocorrer em 1º de dezembro.

Festival Cruzeirinho

Como parte integrante do torneio, está confirmada a realização de mais uma edição do Festival Cruzeirinho. Ele possui caráter competitivo e visa promover a integração social, o intercâmbio esportivo e o estímulo à pratica do futsal.

O festival, que nos últimos anos vinha ocorrendo no ginásio do Sesc, será transferido para o Centro Esportivo do Jardim Simus. O evento ocorrerá em dois dias: no 26 de outubro, a categoria Sub-8, e no dia 9 de novembro, a Sub-10.

O Cruzeirinho 2019 é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Semes. O torneio tem o apoio do Jornal Cruzeiro do Sul e patrocínio de Colégio Salesiano Sorocaba e Construtora Planeta.

Representante do Colégio Salesiano, o publicitário Bily Previdello comentou que o patrocínio investido no evento, pelo terceiro ano consecutivo, reafirma o princípio de valorização do esporte. Segundo ele, as atividades esportivas “estão no DNA” da instituição de ensino.

“O esporte afasta as crianças de coisas ruins e quem participa vai se lembrar para o resto da vida”, comentou Previdello. Já o titular da Semes, Simei Lamarca, destacou que desde a primeira edição, o Cruzeirinho tem revelado muitos jogadores. “Mais do que isso, é um incentivo para que nossas crianças tenham no esporte um meio de se formarem cidadãs”, disse.

[gallery link="file" columns="1" size="medium" ids="165144,165143,165142,165145"]

Homenagens e emoção

O evento que marcou a abertura oficial do Cruzeirinho 2019 foi marcado pela emoção. Teve homenagens prestadas a ex-atletas e parceiros, de comissão técnica e arbitragem. Todos eles se destacaram ao longo de suas quase quarenta edições.

Foram presenteados com placa comemorativa os irmãos Darcy e Roberto Pimenta. Juntos, eles acumulam mais de dez títulos da competição.

O empresário Almir Laurindo, fundador do Manchester/Opção Tintas, equipe multicampeã do Cruzeirinho, também foi homenageado. A lista incluiu ainda o aposentado Mário Guidolim, que participou como mesário de jogos de todas as edições do Cruzeirinho.

“Desde o início, o desejo [dos organizadores] foi promover o esporte, que é uma caminhada certa, honesta e humana” - Mário Guidolim

Guidolim, que completou 91 anos de idade na quinta-feira (12), foi surpreendido pelo público. As pessoas presentes o ovacionou e cantaram “Parabéns para você”, acompanhado pelo grupo Samba Rasgado, que animou o evento.

O mesário fez um discurso emocionado, no qual lembrou da origem do Cruzeirinho e dos inúmeros amigos que fez. Entre eles, o jornalista e pesquisador Otto Wey Netto e o empresário Hélio Ferreira. “Desde o início, o desejo [dos organizadores] foi promover o esporte, que é uma caminhada certa, honesta e humana”, comentou.

Palestra

“Formar craques para encarar o jogo mais importante: a vida”. A frase que é lema do Cruzeirinho foi, de certa forma, o tema da palestra do técnico Ricardinho e do jogador Rodrigo. Ambos são da equipe Magnus Futsal, que após o bate-papo tiraram fotos com os fãs. Falando mais diretamente para os representantes dos times inscritos, a maioria educadores físicos, a dupla relembrou as dificuldades e conquistas da carreira.

Congresso técnico do torneio Cruzeirinho tem palestra e homenagens Rodrigo e Ricardinho, do Magnus Futsal, durante palestra no congresso técnico do Cruzeirinho. Crédito da foto: Emídio Marques (14/9/2019)

A dupla também ressaltou o enorme desafio que os professores têm em se manter como referência para os pequenos atletas. Já que, atualmente, as crianças têm a atenção cada vez mais disputada com dispositivos tecnológicos como tablets e celulares.

“Ser referência é impor limites, fazer pensar e querer superar as dificuldades”, comentou Rodrigo, capitão da equipe tricampeã mundial. Na mesma linha, o técnico Ricardinho confessou que, mais do que a conquista de títulos nacionais e internacionais, seu principal desafio é o mesmo de educadores físicos e professores de crianças e adolescentes: buscar motivação para extrair o melhor de seus atletas. “Meu maior desafio é me reinventar, fazer sempre diferente, e fazer com que eles tenham o prazer de entrarem em quadra”, afirmou. (com informações de Felipe Shikama)

[irp posts="164877" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos