Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ciclismo na pandemia

03 de Maio de 2020 às 00:01

Ciclismo na pandemia Liga de Ciclismo Sorocabana representa oficialmente a cidade. Crédito da foto: Divulgação / LCS (8/10/2019)

O mundo está paralisado desde o dia 11 de março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, todas as atividades esportivas foram afetadas. Desde então, a Liga de Ciclismo Sorocabana (LCS), fundada em 2003 e representante da cidade na modalidade, teve de adequar suas atividades às recomendações de isolamento social.

Por mais de um mês, todos os treinamentos ocorreram em casa. “Eu orientei o pessoal da equipe para o treinamento indoor e ficamos na espera para tomar outras medidas. Disse também para treinarem em intensidade baixa, para não cair a imunidade”, explicou o presidente Bruno Salvatori.

Há cerca de uma semana, alguns membros da equipe retomaram as práticas ao ar livre. As regras acordadas com os atletas proíbem reuniões para conversas além do objetivo específico de pedalar, ainda em baixa intensidade. “Qualquer um da equipe que estiver com sintomas, até de uma gripe, não deve treinar. Deve esperar, ficar em casa e ver qual é o quadro”, pontuou o mandatário.

Outra preocupação é com os riscos dos treinamentos nas ruas e estradas. Com a direção imprudente no trânsito brasileiro, existe o risco de algum integrante da equipe se envolver em um acidente e ser encaminhado para um hospital -- onde o vírus circula em maior intensidade.

Cerca de 30 pessoas fazem parte da equipe, incluindo dirigentes. Até agora não houve prejuízos financeiros reais, já que as competições estão paradas e, com isso, o time não possui gastos. “Mas os patrocinadores poderiam aparecer na mídia por resultados nas provas e treinamentos. Quando você é visto, você é lembrado. Talvez esse seja o único prejuízo financeiro que a gente tenha”, analisou Salvatori.

Além dos valores recebidos dos patrocinadores, a Liga recebe uma verba da Prefeitura, via Fundo de Apoio ao Desporto (Fadas). Por conta da pandemia, o repasse ainda não foi liberado para as entidades esportivas. “Essa verba está paralisada por enquanto. É um edital, como se fosse uma licitação, e todas as modalidades pararam. É inevitável. Devem retomar em junho”, conta.

Retorno

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) segue as diretrizes da Union Cycliste Internationale (UCI), o órgão regulamentador mundial da modalidade, que determinou a paralisação das competições até o dia 1º de junho. Para Bruno Salvatori, que pratica ciclismo há 20 anos, as provas não voltam em menos de dois meses -- ou seja, julho. Mas as indefinições ainda são grandes.

Os Jogos Regionais, agendados entre os dias 16 e 25 de julho, em Sorocaba, devem ser o destaque da temporada da LCS. Porém, em meio à crise de saúde, o evento que reúne cerca de 8 mil pessoas ainda não foi confirmado. “A equipe vinha se preparando, já tinha reforços. Isso desconfigurou a programação. Então, não sei o que vai acontecer. Acredito que no final de maio, talvez, tenhamos mais informações”, finalizou. (Zeca Cardoso)