Buscar no Cruzeiro

Buscar

Centros esportivos de Sorocaba não têm data para reabrir

09 de Junho de 2020 às 00:01

Centros esportivos não têm data para reabrir Apesar da proibição, alguns centros esportivos, como o de Pinheiros (na foto), são utilizados pela população. Crédito da foto: Arquivo / JCS (15/5/2020)

Sorocaba vive o processo de flexibilização de algumas de suas atividades. Desde o dia 1º de junho, o comércio, shopping centers e serviços já estão autorizados a voltar a operar, respeitando as regras do Plano São Paulo, elaborado pelo governo estadual para enfrentamento do novo coronavírus, causador da pandemia de Covid-19.

Atualmente, a cidade está na segunda fase da flexibilização, que não autoriza as práticas esportivas. A retomada de atividades no setor de esportes acontecerá na fase 4. Para avançar de etapa, os indicadores de saúde precisam estar estáveis durante pelo menos 14 dias.

Por conta da ocorrência de casos de Covid-19, os centros esportivos sorocabanos estão fechados desde o dia 17 de março, bem como todos os torneios organizados pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semes). Questionada, a secretaria reforçou que o Plano São Paulo norteará a retomada.

“Nenhum próprio municipal esportivo está aberto à população”, respondeu a Semes, acrescentando que “aguarda a evolução das fases do Plano São Paulo de retomada das atividades para promover a reabertura dentro dos requisitos sanitários exigidos nos protocolos”.

[irp posts="4041" ]

 

Desrespeito

Porém, a reportagem do jornal Cruzeiro do Sul já flagrou o descumprimento do decreto municipal. No dia 15 de maio, por exemplo, cerca de dez jovens jogavam futebol em uma das quadras do Centro Esportivo André Matiello (Pinheiros), na zona leste sorocabana.

Diariamente, há relatos de desrespeito às regras de não utilização dos centros esportivos, que estão fechados. No próprio André Matiello, conforme denúncias, é possível encontrar pessoas praticando esportes no período da manhã e também à tarde.

Mas não só para realizar atividades físicas, os centros esportivos são ocupados irregularmente. Na última quinta-feira (4), a reportagem do jornal observou cinco pessoas conversando nas arquibancadas do Centro Esportivo Maria Eugênia, na zona norte da cidade.

Segundo a Semes, se um cidadão for flagrado no local, será retirado pela Guarda Municipal. “Caso flagrado, a Guarda Civil Municipal (GCM) será acionada para a retirada do ‘usuário’ das dependências do próprio municipal que está fechado à população”, respondeu.

[irp posts="193205" ]

 

Registros de vandalismo nos centros esportivos já foram observados pela Prefeitura, como mostrado em reportagem do portal Cruzeiro do Sul no dia 15 de maio. Inclusive citando que cadeados já haviam sido trocados “em decorrência desses abusos”, informou a municipalidade.

Competições esportivas

As competições esportivas locais continuam suspensas, mas a expectativa da Semes é de que seja possível retomar as atividades ainda em 2020. Alguns torneios que já estavam em andamento foram paralisados, como a Taça Manchester Paulista e o 61º Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul -- o Cruzeirão.

Esses campeonatos devem ser finalizados dentro de campo e na quadra, assim que seja possível retomá-los com a autorização dos órgãos de saúde responsáveis. Outras competições previstas no calendário estão em situação semelhante, aguardando liberação.

Até o momento, apenas a Taça Cidade e a Taça Palácio dos Tropeiros foram canceladas. A Semes decidiu pela não realização das competições que envolvem os times da primeira e da segunda divisões da várzea sorocabana por inviabilidade técnica. Das 40 equipes participantes, 39 assinaram um ofício pedindo o cancelamento.

Os Jogos Regionais devem acontecer em diferentes sedes, entre os meses de setembro e outubro. A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo deve manter os Jogos Abertos em Sorocaba, entre os dias 10 e 19 de dezembro. (Zeca Cardoso)