Buscar no Cruzeiro

Buscar

CBF proíbe bufês e cobra unhas cortadas

11 de Junho de 2020 às 00:01

CBF proíbe bufês e cobra unhas cortadas Elenco será testado para Covid antes de cada jogo. Crédito da foto: gremio.com.br

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) concluiu ontem uma nova versão de um guia para nortear a volta dos times aos treinos após a paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus. O documento inclui detalhes minuciosos sobre a retomada das atividades, em especial sobre a rotina dos atletas. Do refeitório ao banho e do uniforme às unhas, tudo ganhará atenção especial.

O documento de 32 páginas foi apresentado pelo ortopedista e coordenador médico da seleção feminina, Nemi Sabeh Júnior. Segundo ele, o trabalho levou um mês para ficar pronto e envolveu a participação direta de 17 médicos, entre ortopedistas, infectologistas e especialistas em bioinformática. “O protocolo foi feito inteiramente com a orientação e anuência do Ministério da Saúde”, explicou.

O guia divide a retomada do futebol em cinco diferentes estágios, com início na etapa de treinamentos em casa até uma etapa final, voltada ao acompanhamento após o retorno do calendário. O ponto mais delicado é justamente o retorno dos atletas aos centros de treinamentos, quando a rotina prevê a medição diária de temperatura e uma série de cuidados no cotidiano.

Em um primeiro momento, os jogadores deverão evitar o vestiário e irem ao local de treinos já com o uniforme de trabalho. Os banhos terão de ser tomados em casa. A utilização de piscinas ainda está proibida e as unhas terão de ser cortadas com frequência.

Outro cuidado será com as refeições. Os clubes não vão mais poder servir a comida ao elenco em bufês, mas somente com pratos feitos especificamente para cada jogador. O guia também recomenda que os clubes façam testes contínuos para monitorar possíveis casos do novo coronavírus. Fora o exame da coleta de secreção nasal, o texto sugere a realização de uma prova mais simples: um teste com café em pó ou cravo. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)