Campeonato Francês terá primeira árbitra de sua história
Frappart foi selecionada para apitar a Copa do Mundo da França de futebol feminino - Foto: Alain Jocard/AFP (24/02/2016)
Stéphanie Frappart se tornará, neste domingo (28), a primeira mulher a apitar uma partida do Campeonato Francês da primeira divisão, no duelo entre Amiens e Strasbourg, anunciou a Federação Francesa (FFF). Frappart, 35 anos, apita desde 2014 na Ligue 2, a segunda divisão francesa, competição na qual é a única mulher a exercer o papel de árbitra.
A estreia de Frappart na Ligue 1, em uma partida entre duas equipes modestas, fará parte de sua preparação para a Copa do Mundo da França de futebol feminino -- que ocorrerá entre os dias 7 de junho e 7 de julho --, na qual ela foi uma das 27 árbitras selecionadas pela Fifa.
[irp posts="110476" ]
"A Fifa convidou as federações que têm árbitras selecionadas para a Copa do Mundo a prepará-las nas melhores condições para esta competição de alto nível", informou a FFF. Em setembro de 2017, a alemã Bibiana Steinhaus foi a primeira mulher a apitar em um dos grandes campeonatos masculinos da Europa, uma partida entre o Hertha Berlim e o Werder Bremen. Nesta temporada, continuou trabalhando na primeira divisão alemã.
Frappart é a única mulher na França a contar com "uma espécie de semiprofissionalismo, com um salário fixo mensal e bônus por jogo", explicou em abril à AFP Pascal Garibian, diretor de arbitragem do país. (AFP)