Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeonato Brasileiro de Balonismo em Araçoiaba tem novo líder após terceiro dia

25 de Julho de 2019 às 22:26

https://www.youtube.com/watch?v=LgnOJJA4-0Q

O 32º Campeonato Brasileiro de Balonismo, disputado em Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), ganhou um novo líder ao término do terceiro dia de competição.

Lupércio Lima pulou da terceira para a primeira colocação e passou à frente de Amarildo Tozzi com os resultados das tarefas desta quinta-feira (25). Rubens Kalousdian aparece no terceiro lugar.

[irp posts="145553" ]

 

A competição terá atrações especiais a partir desta sexta-feira (26), dia da primeira prova de decolagem coletiva — quando todos os balões partirão do Ginásio Municipal às 15h.

A etapa se repete no sábado (27), no mesmo horário, após voo competitivo pela cidade às 7h. Tanto nesta sexta quanto no sábado haverá Night Glow (balões acesos no ginásio com lâmpadas gigantes) às 19h.

No domingo (28), a grande final terá início às 7h. Às 15h, voo de balões com formas especiais (Bandeira do Brasil, Nave da Xuxa, Cegonha, Pinguim) encerra a programação.

Tipos de balão

De acordo com o piloto e construtor Ricardo Almeira, o Free, existem diferentes modelos de balões que variam entre si dependendo da finalidade. Os que disputam competições, como o Campeonato Brasileiro, são mais estreitos, finos e menores.

"Eles sobem e descem com uma razão bem maior que um balão de apresentações, pois têm pouco corpo na parte superior e inferior", detalha o especialista.

Outro tipo é o dos balões maiores, que têm ficado mais comuns conforme a popularização do balonismo no Brasil. Estes podem levar 26 pessoas no cesto ou mais. "Estamos fazendo experiências com um para 36 passageiros e dois pilotos. O balão não cresce na altura, mas sim no volume", adianta Free. (Da Redação)