Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeã mundial de basquete, Ruth de Souza morre de Covid-19

13 de Abril de 2021 às 17:07

Ruth recebendo a medalha de ouro de Fidel Castro em 1991, no Pan-Americano em Havana. Crédito da foto: Divulgação/CBB.

Mais uma figura esportiva importante do Brasil faleceu por conta da Covid-19. Ruth Roberta de Souza, campeã mundial de basquete feminino em 1994, morreu às 6h30 desta terça-feira (13), aos 52 anos, em sua cidade natal Três Lagoas (MS), após um mês internada.

"É com pesar que Nely e Rubens informam o falecimento da minha irmã Ruth Roberta de Souza, hoje, às 6h30 da manhã. Agradecemos às orações, agora ela descansou", escreveu uma sobrinha de Ruth que vinha atualizando fãs nas redes sociais sobre o quadro de saúde da ex-jogadora.

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB), por meio da vice-presidente Paula Gonçalves, a Magic Paula, também lamentou a perda.

"Perdi uma amiga, com uma história de vida de muitos desafios, mas jamais perdeu sua doçura e sempre com seu jeito humilde e eficiente na convivência em grupo. Dia muito triste para mim. Ruth fazia parte da minha família e sempre recebida com carinho, como merecia. Que ela faça esta passagem com muita luz", disse.

Ruth Roberta de Souza, ou Rutão, como a pivô ficou conhecida, foi campeã do Pan-Americano de Havana em 1991, ao lado de outros grandes nomes do país, como Paula e Hortência. Na ocasião, elas venceram as anfitriãs cubanas e receberam medalhas diretamente do presidente Fidel Castro. No ano seguinte, Ruth participou da primeira aparição olímpica da Seleção, em Barcelona.

Já em 94, na Austrália, elas conquistaram o Mundial de Basquete, o ponto alto de suas carreiras. O Brasil derrotou os Estados Unidos na semifinal e superou a China na decisão para ficar com o título. Depois de deixar as quadras, Ruth virou treinadora e, mais recentemente, participava com frequência de eventos promovidos pela CBB. (Da Redação)