Buscar no Cruzeiro

Buscar

Brasileiros voltam aos treinos em Portugal

28 de Junho de 2020 às 00:01

Brasileiros voltam aos treinos em Portugal CT Rio Maior, próximo a Lisboa, será a base do Time Brasil. Crédito da foto: Divulgação / Rio Maior

A pandemia do novo coronavírus fez o Comitê Olímpico do Brasil (COB) antecipar seu projeto de utilização de centros esportivos em Portugal como base para os atletas. A entidade tinha fechado um acordo visando à preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, mas aproveitou os contatos para enviar uma delegação nas próximas semanas para treinamento em solo português de olho em um bom desempenho para os Jogos de Tóquio, que foram adiados e serão realizados no próximo ano. Ao todo serão 207 atletas de 15 modalidades diferentes. O programa terá um custo de aproximadamente R$ 15 milhões com a logística.

A principal base do Time Brasil será o Centro de Treinamento de Rio Maior, um equipamento público-privado que fica a 75 quilômetros de Lisboa. “Estamos passando por um momento delicado aqui no Brasil, onde inúmeras piscinas ainda se encontram fechadas para treinamento e muitos atletas não estão conseguindo ter uma qualidade de treino digna de uma preparação olímpica. Então juntar uma seleção brasileira num local de alto rendimento é, sem duvida, uma expectativa altíssima de retorno aos treinos com qualidade e segurança”, diz Eduardo Fischer, diretor de natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Por causa da pandemia mundial, as competições e treinamentos esportivos foram paralisados no mundo inteiro. Até por isso, a Olimpíada de Tóquio, marcada para julho e agosto, foi adiada por um ano a fim de possibilitar que os atletas tivessem uma preparação mais adequada. Como o Brasil está no epicentro da doença no mundo atualmente, muitos não estão conseguindo praticar suas modalidades.

Até o Centro de Treinamento do Time Brasil, dentro do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no Rio, foi fechado e ainda não foi reaberto. Isso fez com que praticamente todos os atletas de elite nacionais não tivessem condições para um treinamento de alto nível em um momento importante.

Diante desse cenário, o objetivo do comitê é oferecer a possibilidade de retorno aos treinos com segurança durante a pandemia em um país como Portugal, que foi eficiente no combate ao coronavírus. Está previsto um protocolo de segurança com testes antes e depois do desembarque na Europa, além de um período de isolamento de 24 a 47 horas para fazer a análise desses exames.

Quatro bases

O Time Brasil terá quatro bases para treinamento em Portugal: Coimbra (judô), Cascais (vela) e Sangalhos (ginástica artística e rítmica), além do CT de Rio Maior. Até o momento, atletismo e judô aparecem na lista das modalidades individuais com o maior número de atletas, somando 28. Na sequência estão: boxe e natação (22), wrestling (10), ginástica rítmica e saltos ornamentais (7), taekwondo, ginástica artística masculina e triatlo (6), ginástica artística feminina e vela (4), nado artístico (2) e maratona aquática (1). Entre os esportes coletivos, vão para a Europa as equipes de handebol (feminino e masculino, com 18 atletas cada) e de rúgbi sevens (feminino, com 15). (Estadão Conteúdo)