Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bottas vence GP do Azerbaijão em dobradinha da Mercedes com Hamilton

28 de Abril de 2019 às 11:08

Bottas vence de ponta a ponta no Azerbaijão e assume liderança na Fórmula 1 . Crédito da foto: AFP.

A Mercedes conquistou, com a vitória do finlandês Valtteri Bottas e o segundo lugar do britânico Lewis Hamilton, uma quarta dobradinha em quatro provas em 2019, no Grande Prêmio do Azerbaijão neste domingo, realizando assim o melhor início de temporada da história para uma escuderia da F1. O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) completou o pódio na frente do holandês Max Verstappen (Red Bull) e do monegasco Charles Leclerc (Ferrari).

O finlandês largou na pole, manteve o seu companheiro Lewis Hamilton sob controle até o final e virou a estrela. Crédito da foto: AFP.

De ponta a ponta, Valtteri Bottas conquistou a vitória no GP do Azerbaijão de Fórmula 1, neste domingo (28), no Circuito de rua de Baku. O piloto da Mercedes, em briga particular com o companheiro Lewis Hamilton, levou a melhor e somou pontos preciosos para assumir a liderança do Mundial de Pilotos. Hamilton, em segundo, e Sebastian Vettel, em terceiro, completaram o pódio. A dupla de pilotos da Mercedes largou em Baku na primeira fila, e conseguiram confirmar o favoritismo no Azerbaijão.

O finlandês largou na pole, manteve o seu companheiro Lewis Hamilton sob controle até o final e virou a estrela, transformando a decepção da temporada passada em alegria neste ano ao assumir a ponta do Mundial de Pilotos, com 87 pontos, um a mais que Hamilton e bem à frente de Vettel, o terceiro, com 52, e Vestappen, o quarto, com 51. Foi sua quinta vitória na Fórmula 1 e a segunda nesta temporada.

"Foi uma corrida difícil, embora talvez não muito acontecendo na frente, Lewis estava colocando pressão sobre mim o tempo todo. Eu fiquei feliz em ver a bandeira quadriculada e levar este primeiro lugar", celebrou Bottas.

A Ferrari, principal concorrente, apostou em uma corrida de recuperação de Charles Leclerc, que largou em oitavo e chegou a liderar a prova, mas não conseguiu superar os rivais, e viu apenas Vettel subir no pódio. Pela quarta corrida seguida na temporada, a Mercedes teve uma dobradinha no pódio. Soberana em 2019, a equipe garantiu mais pontos para ampliar a liderança com folgas no Mundial de Construtores.

A Fórmula 1 volta no fim de semana do dia 12 de maio. A próxima parada é no GP da Espanha, no Circuito de Barcelona-Catalunha. A quinta corrida da categoria acontece às 10h10 (de Brasília). (AFP)

Confira a classificação do GP do Azerbaijão:

1) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), 1h31min52s942

2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 1s524

3) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 17s493

4) Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 27s627

5) Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 1min09s107

6) Sergio Pérez (MEX/Racing Point), a 1min16s416

7) Carlos Sainz Jr (ESP/McLaren), a 1min23s826

8) Lando Norris (ING/McLaren), a 1min40s268

9) Lance Stroll (CAN/Racing Point), a 1min43s816

10) Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a uma volta

11) Alexander Albon (TAI/Toro Rosso), a uma volta

12) Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a uma volta

13) Kevin Magnussen (DIN/Haas), a uma volta

14) Nico Hülkenberg (ALE/Renault), a uma volta

15) George Russell (ING/Williams), a duas voltas

16) Robert Kubica (POL/Williams), a duas voltas.

Abandonaram a prova:

17) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)

18) Daniel Ricciardo (AUS/Renault)

19) Pierre Gasly (FRA/Red Bull)

20) Romain Grosjean (FRA/Haas)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos