Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bola volta a rolar na A2 em 19 de agosto

15 de Julho de 2020 às 00:01

Bola volta a rolar na A2 em 19 de agosto Bentão enfrenta Atibaia e Monte Azul em casa e vai a Osasco pegar o Audax. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (9/3/2020)

A Federação Paulista de Futebol (FPF) se reuniu, de maneira online, na tarde de ontem com os clubes da Série A2 do Campeonato Paulista para apresentar o protocolo a ser seguido para a volta aos treinos e projetar a retomada da competição no dia 19 de agosto.

No cronograma, o Protocolo de Readaptação física será enviado ao Centro de Contingência do Coronavírus para autorização dos testes de Covid-19, exames médicos, testes clínicos, físicos e fisiológicos a partir de segunda-feira (20).

Após essa etapa, a projeção é que os clubes retomem os treinamentos em 27 de julho. O São Bento foi representado no encontro pelo presidente Márcio Rogério Dias, que já havia alertado sobre a necessidade do subsídio da FPF para cumprimento do protocolo sanitário.

Custeio

Os custos do protocolo serão bancados pela federação, como informa o comunicado divulgado ontem: “Os testes de Covid-19 a serem realizados antes do reinício dos treinos e da competição serão custeados pela FPF para todas as delegações dos clubes, limitadas a 38 pessoas por agremiação.”

A federação também irá arcar com o transporte e hospedagem dos clubes mandantes que não puderem atuar em suas sedes, além dos exames de controle de dopagem dos jogos e as taxas de inscrições de novos atletas.

Regulamento

O regulamento da competição está mantido. Assim, as duas piores equipes da primeira fase serão rebaixadas e os finalistas ascenderão à Série A1. A alteração ficará por conta apenas no registro e inscrição de atletas.

Os clubes também solicitaram ao Departamento de Competições da FPF a substituição de cinco jogadores por clube, em toda as partidas, a possibilidade de terem 11 atletas no banco de reservas e os cartões amarelos serem zerados.

Todos os pedidos de alterações foram encaminhados à Comissão Jurídica da entidade paulista para análise. Com as aprovações e confirmação da liberação de retorno, a Federação irá divulgar as datas das partidas.

Classificação

Restam três rodadas para o fim da fase de classificação da Série A2. O Bentão ainda enfrentará o Atibaia e o Monte Azul, em Sorocaba, e o Audax, em Osasco. Na nona colocação, os sorocabanos estão com 18 pontos.

A mesma pontuação da Portuguesa, a oitava colocada, e última equipe dentro da zona de classificação para o mata-mata. O líder da competição é o São Bernardo com 22 pontos. Penapolense e Votuporanguense estão na zona de rebaixamento, com nove pontos. (Zeca Cardoso)

Brasileirão C começa antes

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela básica da Série C. O São Bento estreará contra o São José (RS), fora de casa. A partida será no dia 8 ou 9 de agosto.

O fim da primeira fase está programado para o dia 6 de dezembro, com o Bentão enfrentando o Ituano, em Sorocaba. A segunda fase, que definirá os quatro clubes que subirão para a Série B, começa entre os dias 12 e 13 de dezembro.

A competição nacional deverá chegar ao fim no dia 16 ou 17 de janeiro. Os líderes dos grupos A e B nesta fase se classificarão para a decisão da competição, que será disputada em dois jogos: 24 e 31 de janeiro. (Zeca Cardoso)