Esporte

Bola Pra Frente é campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de Amputados

As duas equipes finalistas garantiram o acesso à primeira divisão em 2019
futebol de amputados
O Campeonato Brasileiro foi disputado numa quadra em Sorocaba – Foto: Fábio Rogério/Arquivo JCS

Depois de eliminar Sorocaba na semifinal, o São Paulo Bola pra Frente levou o título da Série B do Campeonato Brasileiro de Amputados, ao bater na final o Campo Grande por 5 a 4 nos pênaltis, no último domingo (14). As duas equipes finalistas garantiram o acesso à primeira divisão em 2019. O torneio foi disputado na unidade da R9 Academy, no Parque Santa Isabel, zona oeste de Sorocaba, com organização da Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos (ABDDF) em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (Semes).

Leia mais  Paulistão inicia vida nova hoje

 

Apesar das vitórias — na estreia por 7 a 2 contra o Santos e em seguida por 1 a 0 sobre o Assama Maringá –, Sorocaba caiu para o São Paulo Bola pra Frente, equipe que havia vencido no mês passado na disputa da Taça Mogi das Cruzes. A exemplo do torneio passado, a decisão foi nos pênaltis, mas dessa vez quem levou a melhor foi o time da Capital, por 5 a 4. Já na disputa do terceiro lugar, com direito a muita reclamação com a arbitragem, Sorocaba caiu por 2 a 1 para o Assama, ficando com a quarta colocação.

As partidas do futebol para amputados são realizadas em dois tempos de 20 minutos. São seis jogadores na linha, que têm uma das pernas amputadas e usam muletas para apoio, e um goleiro, que pode usar apenas um dos braços para praticar as defesas. Há a expectativa de que em 2020 a modalidade tenha se tornado esporte paralímpico, o que fará com que possa ser disputada nos Jogos de Tóquio.

Comentários