Buscar no Cruzeiro

Buscar

Basquete feminino não volta antes de junho

26 de Abril de 2020 às 00:01

Basquete feminino não volta antes de junho Aruzha, armadora da Pró-Esporte, treina em casa e aguarda o reinício da Liga de Basquete Feminino. Crédito da foto: Fábio Leoni / Divulgação LBF (12/3/2020)

A Liga de Basquete Feminino (LBF) decidiu em reunião na última semana que a competição não voltará em data anterior a 20 de junho. Segundo o técnico Marcinho, que comanda a Pró-Esporte, equipe de Sorocaba que disputa a competição, um novo encontro no dia 5 entre os clubes e a Liga irá discutir medidas mais concretas e atualizar as condições financeiras de cada time.

Em meio ao isolamento e às incertezas sobre o avanço do coronavírus no país, o treinador Marcinho imagina que os treinamentos possam voltar com segurança a partir do mês de junho. “Acredito que, se as coisas avançarem positivamente, retornaremos aos treinos em junho, dando um prazo de pelo menos 15 dias para as atletas melhorarem suas condições físicas. Sabemos que não é o ideal, mas teremos que nos adaptar a este momento”, finalizou.

A equipe sorocabana estreou com derrota para o Vera Cruz Campinas, no dia 12 de março, por 98 a 85. Também pela primeira rodada, o Ituano perdeu para o Santo André por 73 a 71 e o Sampaio Corrêa bateu o Sesi Araraquara, por 76 a 46. Os treinos foram paralisados em 19 de março, e desde então as atletas da Pró-Esporte seguem uma cartilha de treinamentos em suas casas.

Entre as jogadoras, a esperança é do retorno às atividades coletivas em quadra e dos jogos. “Eu realmente espero que isso aconteça. É claro que vai ser muito diferente do que a gente estava acostumada, mas se for pelo bem, se conseguir ser bem seguro, eu espero do fundo do coração que isso aconteça”, contou a armadora Aruzha.

Ela garante que o basquete está fazendo muita falta. “Estou sentindo muita falta de treinar e de exercer atividade física ao máximo. Por mais que treine em casa, não é igual treinar na quadra, estar com o time naquela rotina louca que a gente tem. Então, eu e o meu corpo estamos sentindo muita falta disso”, revelou.

Na temporada passada, Aruzha foi a cestinha da LBF. Foram 281 pontos convertidos em 17 jogos -- média de 16,5 por partida. A armadora também bateu o recorde de lances livres num mesmo confronto: 16 contra o Sampaio Corrêa. Os ótimos números e as boas performances traziam esperança para uma melhor temporada em 2020, mas a pandemia fez com que tudo fosse paralisado.

O que mais incomoda a jogadora é a indefinição sobre o futuro. “Por mais que as coisas não aconteçam da forma que a gente quer, o que está matando é essa incerteza de tudo, em relação ao Brasil e ao mundo. Então, eu espero que as coisas se alinhem e fiquem melhor o mais rápido possível para a gente poder voltar”, pontuou.

LBF 2020

Na atual temporada, 16 times participam da competição. As equipes se enfrentam em jogos de ida e volta na primeira fase. As oito melhores avançam às quartas de final, disputada em melhor de três jogos, assim como a semifinal. A final será decidida em cinco partidas.

Sorocaba participa da Liga de Basquete Feminino pela segunda temporada. No último ano, a equipe ficou na última colocação do torneio. (Zeca Cardoso)