Buscar no Cruzeiro

Buscar

Barrichello e Zonta vencem na etapa de Goiânia da Stock Car

19 de Maio de 2019 às 17:48

Sorocabano Átila Abreu teve problemas no carro. Crédito da foto: José Mário Dias/divulgação

- Atualizada às 21h19

Rubens Barrichello e Ricardo Zonta foram os grandes vencedores da etapa de Goiânia da Stock Car, terceira etapa da competição, disputada neste domingo no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Thiago Camilo  havia triunfado na primeira prova, mas teve a primeira posição ocupada por Zonta, confirmada já à noite, após sofrer uma punição da organização do evento.

A prova marcou o retorno do sorocabano Átila Abreu, que estava fora das pistas após sofrer uma fissura na vértebra L2 sofrida num acidente no treino classificatório da primeira etapa do ano, no Velopark, no início de abril. De volta às pistas, o piloto do carro 51 disse se sentir confortável, sem dor alguma, mas enfrentou problemas que comprometeram o resultado.

Barrichello e Camilo ratificaram seus domínios na prova nos últimos anos, tendo vencido em sete ocasiões (quatro de Rubinho e três de Camilo) nas disputas realizadas no circuito goiano nos últimos quatro anos. A liderança do campeonato, no entanto, está com Daniel Serra.

Camilo venceu sua bateria, a primeira do dia, de ponta a ponta, após obter a pole position no sábado e manter boa vantagem sobre Ricardo Zonta, que acabou chegando em segundo, com Serra e Maurício chegando na terceira e quarta posição, respectivamente. No entanto, Camilo recebeu punição após ser constatado por comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo que ele queimou a largada da corrida,

Ricardo Maurício também teria cometido a mesma irregularidade e por isso seus respectivos resultados finais tiveram acrescidos 20 segundos. Camilo, então, caiu para 13º lugar e Maurício para 14º na prova. Com a decisão, Zonta ficou com a vitória na primeira das duas baterias.

A decisão também fez com que Daniel Serra subisse de terceiro para segundo na prova inicial. Assim, somando-se este resultado ao terceiro lugar que obteve na prova complementar, Serra passou a liderar a classificação do campeonato, com um ponto de vantagem. Atual bicampeão, ele tem agora 106 pontos contra 105 de Rubens Barrichello e 78 de Ricardo Maurício.

Na segunda prova, após largar em terceiro no grid, Barrichello superou Julio Campos, que iniciou a corrida graças ao grid invertido da primeira até a décima posição (ficou em décimo na primeira corrida) beneficiado pelo chamado "Fan Push" (recurso que dá mais potência ao motor). O ex-piloto da Ferrari aproveitou a estratégia no pit stop para assumir a ponta e cruzar a linha de chegada em primeiro. Líder da competição, Serra chegou novamente em terceiro, seguido por Max Wilson e Gabriel Casagrande.

Retorno

O sorocabano Átila Abreu, depois de enfrentar problemas elétricos durante os treinos, largou na 12ª colocação e chegou a ganhar posições no começo. No entanto, o equilíbrio do carro piorou ao longo da prova, e, com a volta das falhas elétricas, terminou na 18 ª colocação.

Com mais problemas, na bomba de gasolina, Abreu largou dos boxes na segunda corrida. Depois de ganhar terreno no começo, o carro do sorocabano voltou a cair de desempenho, e o competidor recolheu aos boxes para abandonar a prova. "Eu fiquei muito feliz de voltar à Stock Car, me senti muito bem. Não senti dor alguma, voltei zerado, o que era o maior receio antes de voltar. Foi tudo perfeito nesse sentido. Mas fiquei frustrado com o fim de semana, não era o jeito que queríamos ter voltado", disse.

A próxima etapa da Stock Car será disputada em Londrina (PR), no dia 9 de junho. (Da redação com informações de Estadão Conteúdo)