Buscar no Cruzeiro

Buscar

Badminton ainda precisa de incentivo, diz atleta sorocabano

08 de Julho de 2019 às 06:32

Evandro Silva: badminton precisa de mais incentivo e apoio. Crédito da foto: Emídio Marques

Apesar de serem conhecidos pelas modalidades tradicionais, os Jogos Regionais também contemplam esportes pouco populares. Um deles é o badminton, jogado com raquete e peteca. Embora a modalidade esteja nas grades de algumas competições, Evandro Felipe da Silva, técnico e atleta da seleção de Sorocaba, afirma que o esporte ainda precisa de incentivo e reconhecimento.

Segundo Silva, a modalidade é pouco popular no Brasil devido a fatores culturais - já que o esporte mais famoso e prestigiado em terras brasileiras é o futebol. Com isso, acrescenta, modalidades menos conhecidas, como o badminton, têm poucos praticantes e espaços restritos em competições.

Sorocaba foi a primeira entre as 56 cidades da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo a incluir o badminton nos Jogos Regionais, afirma Silva. O esporte foi integrado à competição em 2017. Hoje, a cidade conta com seleções masculina, formada por seis atletas, e feminina, com seis integrantes.

Para mudar esse quadro, Silva acredita que a principal solução seja o investimento no esporte. Para ele, as escolas deveriam implementar o badminton nas aulas de Educação Física desde os primeiros anos. Assim, diz, as crianças começariam a praticar o esporte desde cedo. Com isso, seria possível formar equipes de base. Ainda nesse sentido, Silva defende que iniciativas privadas também podem contribuir para a inclusão da modalidade nas instituições de ensino.

Além disso, acrescenta, o governo deve incentivar a prática do esporte. Isso pode ser feito, diz, com a destinação de espaços adequados para os treinos. Conforme Silva, todas essas medidas contribuiriam "para a divulgação e para a valorização da modalidade”.

O badminton é jogado com raquete e peteca. Crédito da foto: Pxhere

63ª edição dos Jogos Regionais

Neste ano, a 63ª edição dos Jogos Regionais, realizada em Sorocaba, terá as categorias masculino e feminino de badminton. As modalidades serão divididas entre simples (individual), duplas e equipes. As disputas começaram no sábado (6) e devem terminar nesta segunda-feira (8).

Primeira seleção de badminton de Sorocaba

Evandro Silva foi um dos fundadores da primeira seleção de badminton de Sorocaba. Professor de Educação Física, ele teve seu primeiro contato com o esporte em 2013.

Na época, ele trabalhava em um projeto social e inseriu a modalidade entre as atividades que desenvolvia com os assistidos. A partir daí, seu interesse pelo badminton aumentou e ele começou a praticá-lo em oficinas oferecidas pelo Sesc Sorocaba.

Com o passar do tempo, o que começou como uma brincadeira tornou-se uma atividade profissional. Junto com um grupo de amigos, o atleta formou, em 2017, a primeira seleção de badminton de Sorocaba, chamada Associação Tropeiros do Badminton. “Começou como uma brincadeira, como lazer, por um grupo de amigos, e, depois, montamos uma equipe para competir”, conta.

[irp posts="137762" ]

 

Os Jogos Regionais foram o primeiro campeonato disputado pela equipe, em 2017. Logo na estreia, jogando em casa, os atletas conquistaram a segunda colocação. Já em 2018, a seleção participou novamente da competição, desta vez em Tatuí, na Região Metropolitana de Sorocaba. Mais uma vez, a equipe conquistou o segundo lugar no pódio.

No mesmo ano, os sorocabanos competiram na 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em São Carlos. Eles alcançaram a 5ª colocação no ranking geral. Desde então, a equipe vem se preparando para a 63ª edição dos Jogos Regionais.

O esporte

Silva explica que o badminton é disputado com uma raquete leve, geralmente feita de carbono, e petecas de penas de ganso ou nylon. Nas competições, são realizados três sets de até 21 pontos.

O atleta que atingir a pontuação já nos dois primeiros sets vence o duelo. Caso haja empate, o jogo é decidido no terceiro e último set.

Se mesmo assim o resultado permanecer igual, a disputa parte para as rodadas extras. Nesses casos, o número de pontos para garantir vitória aumenta consecutivamente a cada novo set, podendo chegar até 30.

Silva diz que o badminton é um esporte de atenção, velocidade e agilidade. “Ele é considerado o esporte mais rápido do mundo”, afirma. “A velocidade da peteca por chegar a 400 quilômetros por hora”, informa. (Vinicius Camargo)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos