Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atletas da região são campeões com Estado

01 de Dezembro de 2018 às 06:30

Atletas da região são campeões com Estado Seis atletas da RMS reforçaram a equipe paulista. Crédito da foto: Divulgação

Contando com seis atletas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o Estado de São Paulo conquistou, no último dia 23, o sétimo título das Paralimpíadas Escolares, o quarto consecutivo. Considerado o maior evento do mundo para jovens esportistas com deficiência em idade escolar, a competição ocorreu no Pavilhão Oeste do Anhembi, na capital paulista.

Onze modalidades compuseram o programa: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A delegação anfitriã alcançou o título com 1.094 pontos, conquistados principalmente em duas modalidades individuais, a natação e o atletismo, e duas coletivas, o futebol de 5 (para cegos) e o futebol de 7 (paralisados cerebrais). O segundo lugar ficou com Santa Catarina, que registrou 444 pontos, e superou o Distrito Federal, que fechou com 327 pontos, na terceira posição.

De Sorocaba, competiram no atletismo Brian Eiji Kurosawa (cegueira total), de 17 anos, da escola Artur Cirilo; e Isabelly Fernanda de Melo Cabral (baixa visão), de 13 anos, da escola Ossis Salvestrini. Na natação, disputou Kevilyn Vitória do Carmo Azevedo (baixa visão), de 15 anos, da escola Archiminio Marques. Todos também frequentam o Centro de Reabilitação Vida Nova do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS).

De Salto, competiram Kelly Fernanda Bim Mazi (cegueira total), de 16 anos, no judô; e Miguel Leite, no atletismo. De Itu, Thais Vinholo Jimenez (baixa visão), de 13 anos, do Colégio Integrado Monteiro Lobato. Thais foi um dos destaques da natação ao obter seis medalhas de ouro, nos 50m livre, 50m costas, 50m peito, 50m borboleta, 100m medley e revezamento 4x25m livre. Edvaldo Bueno de Oliveira, de Itu, foi o técnico da natação.

As Paralimpíadas Escolares contam com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.