Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atleta de Piedade é campeão brasileiro de mountain bike

01 de Novembro de 2020 às 15:54
Marcel Scinocca [email protected]

 

Com dias de provas, evento ocorreu entre 30 e 31 de outubro. Crédito da foto: Marcelo Rypl / Divulgação

Gustavo Xavier, atleta de mountain bike da cidade de Piedade, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), conquistou o 3º lugar na categoria XCC, conhecida como Short Track. Ele também foi o campeão brasileiro sub-23 na categoria XCO, conhecida como Cross Country Olímpico. Os eventos foram realizados entre 30 e 31 de outubro, na cidade de Mairiporã (SP).

“No Short Track eu larguei com a intenção de terminar a prova. Não larguei focado em resultado, nem nada”, contou ao atleta ao Cruzeiro do Sul, neste domingo (1), sobre a prova de sexta-feira (30). Porém Gustavo andou muito bem e conseguiu encaixar o ritmo logo na primeira volta, junto com o pelotão principal. “Junto com Henrique Avancini e José Gabriel, fizemos uma prova sólida. Consegui andar com eles até metade da prova, quando o Avancini lançou um ataque e acabou finalizando em primeiro”, comenta. Nessa modalidade, José Gabriel finalizou em segundo, com Xavier em terceiro.

Com a conquista, Gustavo Xavier usará a camiseta de campeão brasileiro até a próxima temporada. Crédito da foto: Marcelo Rypl / Divulgação

Já sábado (31), o desafio foi de Cross Country Olímpico. Ele pretendia fazer um “top três” novamente, mas consegui emplacar um ritmo muito forte, abrindo boa vantagem com relação aos demais competidores. “Fiz uma prova solo. Consegui imprimir um ritmo muito bom do começo ao final da prova. Foi uma disputa muito boa. Fiquei muito fez com o resultado. Nos últimos quatro, cinco meses, estava muito focado para essa prova. Era a que eu iria estar com o meu melhor pico de performance”, diz. Agora, ele usará a camiseta de campeão brasileiro até a próxima temporada.

Sobre as categorias

Cross Country Olímpico (XCO) são provas disputadas com várias voltas em um circuito de cerca de seis quilômetros. Ele é formado por trilhas e trechos de estradas. O circuito também apresenta subidas e descidas, além de outras dificuldades e obstáculos, conforme o terreno. Nesse caso, a largada é em grupo e o vencedor é o atleta que completar, no menor tempo, o número de voltas.

O Cross Country Short Circuit ou Short Track (XCC) tem percurso que possui obstáculos naturais e/ou artificiais. São provas rápidas e mais intensas. a disputa ocorre em circuitos curtos, de até dois quilômetros. Nessa modalidade, as baterias vão de 30 minutos a uma hora. Com pelo menos 15 atletas, a largada também é em grupo. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos