Buscar no Cruzeiro

Buscar

Após bronze no Parapan 2019, halterofilista sorocabano mira novas conquistas

16 de Setembro de 2019 às 17:15

Christian Porteiro O halterofilista Christian Porteiro, de 42 anos, medalhista brasileiro no Parapan de Lima. Crédito da Foto: Divulgação/Secom

É de Sorocaba um dos medalhistas brasileiros dos Jogos Parapan-americanos, encerrados mês passado, em Lima, no Peru. Christian Porteiro, de 42 anos, foi bronze em halterofilismo para atletas com mais de 107 quilos, ao levantar 168 quilos.

[irp posts="19202" ]

 

Na prova, os atletas competem deitados sobre uma prancha e executam um movimento chamado supino. Eles têm membros inferiores amputados e/ou lesão medular. Ele chegou a levantar 176 quilos, o que lhe garantiria a prata, mas a marca não foi validada.

Conforme o atleta, a conquista veio em um momento difícil da carreira e lhe dá a esperança de conseguir uma vaga na equipe paralímpica que competirá nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020.

“Cheguei a ficar doente com a falta de evolução (nos treinos). Só voltei a acreditar quando saiu a classificação. Aí eu tremi igual vara verde. Sonhem. É possível. Eu não esperava atingir esses resultados e, mesmo assim, cheguei lá”, ensina o medalhista -- que também quer estar presente no Parapan do Chile, em 2023.

Carreira

Porteiro conta que o esporte entrou na sua vida a partir do seu “segundo nascimento” -- como chama o grave acidente de trabalho sofrido em 2003 e que resultou na necessidade da amputação femoral da perna direita. “Os médicos chegaram a duvidar que em sairia vivo da cirurgia, tamanha a gravidade da lesão que eu tinha sofrido”, relembra.

Recuperada a saúde, o hoje atleta conheceu o halterofilismo quase que sem querer. “Nunca tinha entrado em uma academia”, conta. Em 2007, Christian estreou numa prova da modalidade, com atletas sem amputação, e conquistou o segundo lugar no Campeonato Paulista de Levantamento de Peso. De lá para cá, competiu também na Argentina, Uruguai (ainda como amador), Hungria, França, Colômbia e, em 2016, foi convocado para a Seleção Brasileira.

Christian recebe apoio da Prefeitura de Sorocaba, por intermédio do Fundo de Apoio ao Esporte Amador (Fadas). No domingo passado (dia 15), participou da terceira etapa regional do Circuito Loterias Caixa onde saiu com o primeiro lugar, após levantar 176 quilos. No ano passado, nos Jogos Regionais disputados na cidade, foi campeão no lançamento de disco, dardo e peso.

Desempregado, o atleta voltou a estudar (faz pós-graduação em Citologia Oncótica) para melhorar suas possibilidades de retorno ao mercado de trabalho. Hoje faz serviços de digitação, mas como freelancer. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos